Com mais de um século de existência, a Banda da PM foi criada em 19 de outubro de 1892, por meio do artigo 5º da Lei nº 09, e teve início com 16 Praças. Em junho de 2011 o Corpo Musical se consolidou por meio da Lei Complementar Estadual nº 271. Atualmente é comandada pelo 1º Tenente PM Agenor Gomes Netto Filho e possui efetivo de 77 policiais militares músicos.
No Passado, tinha como missão levar entretenimento às tropas aquarteladas. Ao longo dos anos deixa de entreter apenas os policiais e passa também a integrar-se à comunidade mato-grossense.
De acordo com o 2º Sargento PM Cleonir Rodrigues Nascimento das Neves, durante os quase 20 anos que pertence ao Corpo Musical já viu muitas mudanças boas: em relação aos instrumentos, estrutura, conforto durante as viagens, mas afirma que a principal mudança foi o respeito e valorização dos profissionais músicos.
Hoje a Banda de Música tem como objetivo promover a marcialidade e a cadência da tropa com marchas e dobrados em solenidades de cunho militar, recepcionar autoridades com toques previstos em regulamentos, abrilhantar os eventos civis e religiosos, além de fomentar a cultura mato-grossense, dando ênfase nas execuções de músicas regionais.
O sargento Cleonir, que agora está à disposição da Coordenadoria de Comunicação, lembra com saudades de todas as viagens que fez com a banda, afinal já conhece praticamente todo o estado. “Já comi muita poeira nessas estradas, mas graças a Deus, devido ao companheirismo existente entre o efetivo, as viagens sempre foram muito bem aproveitadas”, disse.
Cleonir destaca que o bom relacionamento do Corpo Musical é fundamental para os 121 anos de sucesso. “Alguns companheiros considero como parte de minha família”, concluiu o graduado.
A Banda Musical é subordinada diretamente à Coordenadoria de Comunicaçao Social da Polícia Militar, no quartel do Comando Geral, na Av. do CPA. A seção é responsável pelo agendamento e participação da Banda em eventos civis e militares.
Assessoria