Cultura

Coral UFMT é homenageado por sua atuação cultural em Cuiabá

Nesta segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá realiza sessão solene comemorativa ao Dia do Coralista, celebrado no próximo sábado, 19 de outubro. Na ocasião, corais de Cuiabá, maestros e coralistas serão homenageados pela sua relevante atuação cultural, tanto para a história da capital, quanto para a sociedade em geral.

Um dos corais homenageados será o Coral UFMT, integrante do Núcleo Coral da UFMT, que em 2020 completará 40 anos de trabalhos artístico e musical prestados à sociedade cuiabana.

Durante essas quatro décadas de existência, o Coral UFMT deixou marcas profundas em todos os lugares em que passou, seja no Estado de Mato Grosso, ou pelos países que já passou como Uruguai, Paraguai, Argentina e, recentemente, Panamá para a participação do 30º CantaPueblo, importante encontro internacional de coros.

​​

Atualmente o Coral UFMT conta com 63 coralistas que compõe as mais diversas vozes que juntas entoam belas canções que vão do erudito ao popular. Sua mais recente criação artística foi o espetáculo “Claro Canto Cuiabá” que celebrou o tricentenário da capital mato-grossense.

Em seu currículo destaca-se também a participação na primeira ópera produzida no Estado (“A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart) juntamente com a Orquestra Sinfônica da UFMT, além de outras obras como “Nanie”, de Brahms; “Pavane”, de Fauré; “Missa da Coroação”, de Mozart; “Terras de Manirema”, de Ronaldo Miranda, além de cantatas e oratórios de natal.

Ao longo de mais de três décadas, foi responsável por proporcionar à sociedade inúmeros espetáculos temáticos que misturam música e cena como nos shows “Misa Criolla”, “Procura-se um Coração”, “Quadros de uma Exposição Brasileira”, “Brasil, Música Armada”, “Os Festivais”, “Alguém Cantando” e “Coral UFMT Canta Chico”, “Coral UFMT Canta Beatles” e “Claro Canto Cuiabá”.

O Coral UFMT, que já esteve sob a regência de Peter Ens e Vilson Gavaldão de Oliveira, hoje está sob a supervisão de Naise Santana e preparação vocal de André Vilani. Desde agosto de 1989, está sob Direção Artística e Regência da maestrina Dorit Kolling.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e