Economia

Consumo de combustíveis em MT cresce quase o triplo da média nacional

Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) demonstram que, percentualmente falando, no primeiro trimestre o volume comercializado de óleo diesel em Mato Grosso foi de quase três vezes mais que o registrado no Brasil.

Entre janeiro e março, em Mato Grosso, as vendas de óleo diesel cresceram 5,6%, passando de 702 milhões de litros para 741 milhões, sendo que no mesmo período as vendas nacionais cresceram 1,6%.

O consumo do etanol, produto que tem mantido vantagem frente aos preços da gasolina na bomba, registrou alta expressiva de 42%, passando de 140,5 milhões de litros para 199,4 milhões.

Para a gasolina, que perde competitividade nos preços em relação ao etanol, a queda no consumo foi de 17,9%, passando de 160,5 milhões no primeiro trimestre de 2017 para 131,8 milhões em 2018.

Na soma do etanol e da gasolina (o chamado Ciclo Otto – uma denominação do que hoje em dia é comercializado de forma ampla que neste caso refere-se à gasolina mais etanol juntos) o aumento foi de 10%.

“O crescimento nos três produtos, pois aumentou o consumo de diesel também, indica que Mato Grosso mantém a trajetória ascendente no consumo de combustíveis, alinhada à retomada da atividade econômica, principalmente a agroindústria, devendo manter essa tendência ao longo do ano", explica o diretor-executivo do Sindipetróleo (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso), Nelson Soares Junior.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26