Circuito Pet

Conheça as doenças oculares mais comuns em cães e gatos

Antes de entendermos quais são e como prevenir as principais doenças oculares em cães e gatos, vale a pena saber algumas particularidades. Cães e gatos possuem uma excelente visão noturna, definem o verde e o vermelho em tons de cinza, possuem maior sensibilidade à luz e, os gatos possuem visão panorâmica de 200°, enquanto os
cães 250°.

Mas quando pensamos em doenças que acometem os olhos dos cães e gatos, as principais são:

  • Conjuntivite: o pet pode apresentar os olhos avermelhados e excesso de secreção ocular (que pode variar de amarelada até esverdeada).
  • Uveíte: em geral observa-se os “olhos vermelhos”, podem aparecer coágulos de sangue, pupila contraída, acúmulo de secreção e em alguns casos mais graves, a perda de visão.
  • Úlcera de córnea: além da vermelhidão, lacrimejamento e acúmulo de secreção, o animal geralmente pisca em excesso.
  • Catarata: em geral, observa-se o olho esbranquiçado.
  • Glaucoma: o pet pode apresentar pupila dilatada, córnea opaca e os olhos vermelhos e irritados.

É fundamental que, ao observar qualquer um desses sintomas, um médico veterinário deve ser procurado para avaliação e um correto diagnóstico e tratamento.
Existem algumas raças que possuem maior predisposição a ter doenças oculares, como: Shih-tzu, Lhasa Apso, Pug, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Boxer e, quando pensamos nos gatos, os Persas.

O aparecimento de alterações oculares nessas raças é mais comum, porque elas possuem características anatômicas diferentes na formação do osso do crânio. Essa característica anatômica, deixa os olhos mais saltados e expostos ao ressecamento, e assim, mais propensos a desenvolvê-las.

As doenças oculares, também são agravadas pela poluição do ar e clima seco. Nesses casos, um aliado na prevenção é manter os olhos sempre limpos, livres de secreção e lubrificados.

Em geral, a limpeza ocular deve ser feita diariamente utilizando soro fisiológico e gaze. Deve-se remover cuidadosamente das áreas ao redor dos olhos, o acúmulo das secreções. Mas lembre-se que os olhos são sensíveis, então não é recomendado esfregar a região para evitar o atrito e lesões!

Além da limpeza regular, a prevenção aliada a consultas veterinárias frequentes permite a recomendação de colírios adequados para cada caso, proporcionando mais qualidade de vida para esses pets.

 

Você já conhece o COLÍRIO TEARS?

Uma caraterística essencial de colírios lubrificantes, é a capacidade que ele tem de manter o globo ocular lubrificado por mais tempo. Essa é uma das características do colírio Tears, que melhora a qualidade da lágrima e lubrifica a córnea.
A presença de Sulfato de Condroitina A na composição do colírio Tears, promove maior aderência do produto sobre a córnea, criando uma camada protetora e assim, mantendo os olhos lubrificados e protegidos por mais tempo. Tears é indicado como um lubrificante e substituto lacrimal, principalmente nos casos em que os pets não
produzem lágrima na quantidade necessária.

 

Conheça a Labyes

A Labyes é uma companhia com mais de 35 anos de trajetória, fundada por médicos veterinários e voltada à clínica diária. A empresa baseia-se na inovação constante, preservação da saúde e qualidade de vida de pequenos animais, paixão pela qualidade e compromisso com o cuidado do meio ambiente. A Labyes é líder mundial no desenvolvimento de colírios a base de Sulfato de Condroitina.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar