Cidades

Confira o que poderá levar para a prova e não correr risco de eliminação

Então estudante de engenharia na Universidade Estadual de Pernambuco, em 2007, Cleuber Nascimento resolveu tentar novamente o vestibular para Matemática, desta vez para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Veterano de concursos, o aspirante a engenheiro se sentia preparado para trocar de profissão e virar professor. Respondeu a todas as questões com confiança e foi ao banheiro antes de passar tudo para o cartão-resposta. Na volta, fiscais detectaram um aparelho de mp4 em seu bolso, estritamente proibido pelas regras do processo seletivo. Cleuber estava eliminado.

– Fiquei com muita raiva de mim mesmo por não ter lido o edital. Eu estava tão concentrado em fazer a prova que acabei não prestando atenção nas advertências dos fiscais. Todos avisaram para não levar nada eletrônico ou colocar dentro de uma bolsa.

Superado o trauma, Cleuber formou-se em Matemática e hoje é professor do Sistema Elite de Ensino, no Rio. Durante a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste fim de semana, o docente enfatiza a leitura do edital aos seus alunos e a atenção sobre os materiais que podem e que não podem ser levados para a prova.

– Peço para eles relerem a lista do que é proibido uma semana antes da prova. Mas por mais que eu faça isso, sempre tem um estudante ou outro que esquece até a carteira de identidade.

Assim como em anos anteriores, o edital do Enem 2014 proíbe que o candidato leve lápis e lapiseiras, caneta de material não transparente, borrachas, livros ou apostilas. O único item que o estudante poderá utilizar para responder as 180 questões objetivas e escrever a redação é a caneta esferográfica de cor preta.

Além disso, o exame não permite o uso de qualquer aparelho eletrônico, inclusive celulares. Se ainda sim o candidato levar esses dispositivos, fiscais lhe ordenarão que coloque todos os objetos dentro de uma sacola plástica, que permanecerá lacrada durante a realização da prova. Neste ano, serão 17 mil detectores de metal estilo "raquete" espalhados pelos locais de prova.

Apesar de todas as proibições, no ano passado, cerca de 40 estudantes foram eliminados do concurso por postarem fotos de cadernos de questões ou do cartão-resposta durante o exame.

Nos dias da prova, o candidato terá de levar documento original de identificação com foto. O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aceitam como opções a carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho, passaporte ou certificado de reservista (para os homens). Não será aceita a apresentação de certidão de nascimento, certidão de casamento, título de eleitor ou carteira de estudante.

Vale lembrar que o candidato poderá levar alimentos e bebidas como chocolates e garrafas de água. Confira abaixo a lista:

PODERÁ LEVAR

Caneta esferográfica preta de material transparente

Documento de identificação original com foto: carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho, passaporte ou certificado de reservista (para os homens)

Alimentos e bebidas

NÃO PODERÁ LEVAR

Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.

O Globo

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.