Cultura

Confira o que a Orquestra do Estado preparou para esse ano

De março a novembro, a Orquestra do Estado de Mato Grosso exibirá seis novos repertórios, com a participação de solistas de grande destaque no cenário musical brasileiro e internacional. Em duas séries de concertos, Oficiais e Didáticos, a Orquestra apresenta novas obras de autores mato-grossenses, como Guapo e Marcos Levi, e obras aclamadas em todo o mundo, mas nunca apresentadas no Estado, como o concerto “Imperador”, de Beethoven.

A temporada estreia nos dias 26 e 27 de março, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, com um repertório dedicado à arte de Milton Nascimento. O destaque é o trombonista e arranjador Vittor Santos, aclamado em diversos países do mundo como um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos. Com longa trajetória artística, Vittor Santos é também compositor e arranjador de trilhas sonoras de novelas televisivas e filmes de grande sucesso.

No mês de maio, a Orquestra apresenta o concerto “Retreta e Gafieira”, com o virtuose Cristiano Alves como solista convidado. Cristiano é um dos maiores clarinetistas brasileiros da atualidade, atuando há mais de 20 anos com orquestras da América do Sul, Estados Unidos e Europa. As peças ressaltam a exuberância da música brasileira narrada pela versatilidade elegante do clarinete. As apresentações deste mês também prestarão homenagem aos 150 anos de nascimento do compositor francês Erik Satie, famoso pelas suas Gymnopédies para piano solo.

Em julho, a Orquestra participa da programação eclética e popular do Vem pra Arena, com o objetivo de democratizar o acesso a música de concerto e consolidar a Orquestra como um ‘grande’ instrumento musical capaz de tocar todo tipo de música.

Agosto será o mês da série de Concertos Didáticos. Algumas das manifestações artísticas mais tradicionais de Mato Grosso, como o rasqueado, o cururu e a música de fronteira, inspiram o espetáculo com formato especialmente pensado para a comunidade escolar. Ainda no mês de agosto, esse mesmo espetáculo será reapresentado ao grande público, dias 20 e 21 de agosto, com a participação especialíssima do grupo vocal Alma de Gato.

Em outubro, a Orquestra do Estado de Mato Grosso se une ao “escultor do vento” Carlos Malta para apresentar um repertório que reúne destaques da carreira do instrumentista. A versatilidade deste artista se mostra na enorme variedade de instrumentos que ele domina como o pífano, as flautas tradicionais em dó e em sol, flautas indígenas de diversas etnias, saxofones, e clarinete baixo.

Nos últimos concertos da Temporada 2016, em novembro, a Orquestra do Estado de Mato Grosso apresenta um repertório sinfônico todo dedicado ao gênio Beethoven. Em primeiro, o célebre concerto para piano número cinco, Imperador, solado pelo pianista Leonardo Hilsdorf, brasileiro radicado na Bélgica, que vem ganhando os palcos do mundo. A Orquestra também apresenta a famosíssima Quinta Sinfonia de Beethoven, uma grande oportunidade para apreciar uma das obras primas máximas da humanidade, celebrada em todo o mundo desde que foi composta em 1808. (Com Assessoria)

Josiane Dalmagro

About Author

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e