Economia

Confiança do comerciante cuiabano volta a crescer em março

Depois de registrar duas quedas mensais da pesquisa que monitora o nível de confiança do empresário do comércio (Icec) em Cuiabá, março apresentou leve melhora e atingiu 123,4 pontos contra os 122,6 do mês anterior, alta de 0,7%, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio em Mato Grosso (IPF-MT). No entanto, a variação anual da pesquisa está 7,8% inferior se comparado a março de 2020, quando somava 133,8 pontos.

A coleta dos dados da pesquisa ocorreu nos 10 últimos dias do mês de fevereiro, quando os empresários manifestaram o nível de confiança para o mês de março. Os componentes que avaliam as condições atuais da economia e do comércio tiveram resultados negativos na pesquisa de março, de 2,9% e de 0,7%, respectivamente. De acordo com a análise da Fecomércio-MT, o aumento de casos em todo país e as implementações de medidas restritivas podem ter contribuído para o aumento da desconfiança do setor.

O presidente da Federação, José Wenceslau de Souza Júnior, explica que há necessidade de agilizar a vacinação, além da tomada de decisões que preservem a manutenção das empresas em todo estado. “Encaminhamos ofício ao governador do estado propondo medidas que amenizem os impactos nas atividades econômicas do estado, entre elas, está maior prazo para o recolhimento de impostos, prorrogação de validade de certidões, redução ou isenção de taxas e financiamentos com baixo custo”, informou ele.

Propensão a investir

A pesquisa apresentou aumento para o componente que mede a expectativa do empresário do comércio, de 0,9% sobre o mês anterior, alcançando 161,1 pontos, e de investimentos futuros, que apresentou alta de 1,9% no mês e atingiu 111,5 pontos. Ainda assim, os dados atuais também são inferiores se comparados a março passado, quando registravam 168,7 e 117,3 pontos, respectivamente.

Questionados sobre a expectativa de contratação de funcionários, dos 181 empresários entrevistados na capital, 80,6% disseram que vão aumentar o quadro de colaboradores e 19,3% afirmaram que irão reduzir.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26