Economia

Confiança da indústria é a menor desde março de 2009, mostra FGV

O Índice de Confiança da Indústria registrou queda de 3,2% na medição prévia de setembro, perante um mês antes, conforme a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com isso, a leitura ficaria em 80,7 pontos, a menor desde março de 2009, auge da crise, quando marcou 77,1 pontos. O indicador tem recuos consecutivos desde janeiro deste ano e está bem abaixo da média histórica, de 104,5 pontos.

A queda da confiança decorre da deterioração tanto das avaliações sobre o momento presente quanto das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice da Situação Atual (ISA) cedeu 2,9%, para 80,3 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) declinou 3,4%, para 81,2 pontos, após ter interrompido em agosto uma sequência de sete quedas seguidas.Quando comparado a setembro de 2013, a queda do Índice de Confiança da Indústria é ainda mais acentuada, com recuo de 16,8%. Nessa comparação, o indicador de situação atual recua 18,1% e o de expectativas cede 15,5%.

Os dados preliminares da Sondagem também indicam maior ociosidade na indústria em setembro. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) entre agosto e setembro passou de 83,2% para 83%.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26