Nacional

Concursos públicos de SP terão pontuação diferenciada para negros

O govenador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), sancionou nesta quinta-feira (15) o sistema de pontuação diferenciada para negros, pardos e indígenas em concursos do governo do estado no executivo, legislativo e judiciário. A regulamentação feita pela Secretaria da Justiça deve acontecer em 90 dias. A nova regra será aplicada já nos próximos processos seletivos. 

No município de São Paulo, em dezembro de 2013, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), sancionou o projeto de lei que cria cotas para a comunidade negra no serviço público municipal. Diferentemente do programa municipal, o projeto estadual optou por estabelecer um percentual diferenciado, e não cotas, a fim de garantir, no entender do governador, a meritocracia.

“Tem que fazer prova, tem que ter nota mínima, tem que ter mérito, mas a pontuação acrescida ajuda mais, melhora as oportunidades de acesso e a inclusão para pretos pardos e indígenas. A cota não estabelece mérito, ou seja, você tem um percentual fixo”, afirmou.

O sistema deve ser semelhante ao do utilizado pelo Instituto Paula Souza nas Etecs e Fatecs.  “Tem que ter prova, tem que ter mérito, mas você acrescenta uma pontuação de maneira que você estimula mais oportunidades de acesso aos concursos públicos e também igualdade”, declarou. A nova regra deve passar a valer nos próximos concursos, como nas áreas de Educação, Segurança Pública e Saúde. “Nós vamos ter 10 hospitais a mais”, afirmou.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus