Sesc Arsenal promove na próxima semana um concurso de beleza da melhor idade. Denominado “Chique no Úrtimo”, a proposta é promover um momento de diversão de lazer e eleger a miss e o mister para pessoas com mais de 60 anos. Para participar, o interessado basta ir à unidade e se inscrever gratuitamente até sexta-feira (30).
O concurso acontece no dia 6 de setembro, às 17h, no jardim do Sesc Arsenal e conta com apresentações de dança e mostra de arte e cultura.
Aqueles que participarão do concurso serão responsáveis pelas suas próprias vestimentas e maquiagem. Assim como pela organização da apresentação, como música e material que será utilizado.
De acordo com os realizadores, o evento é uma maneira de desmistificar a vivência de pessoas idosas, abordando a importância da autoestima e incentivando novas experiências e bem estar. O “Chique no Úrtimo” é realizado anualmente, e em 2018 o Arsenal foi palco da festa promovida pelos participantes e familiares.
Os ganhadores da edição passada foram Leda Maria como Miss, Antônio de Moraes como Mister, Nouhad Nasr Ghatta como Vice Miss, Flavio Fini como Vice Mister e Aledir Delamonica como Miss Simpatia.
Autonomia
Com uma rotina diferente dos familiares, geralmente, os idosos tendem a perder um pouco da autonomia, impactando no bem-estar e autoestima dessas pessoas. Especialistas acreditam que, nesta fase da vida, é preciso encontrar novas ocupações e fazer amizades. Construir novos ciclos e perceber as diversas experiências da vida é um jeito de aproveitar momentos especiais e novas realizações pessoais, possibilitando uma vida ativa e independente.
Com esse objetivo, o Sesc desenvolve várias ações voltadas para a autonomia dos idosos. Nas unidades localizadas em Cuiabá ocorrem oficinas, atividade de lazer, orientação à saúde.
No Balneário tem o “Encontro com Idosos”, as quartas e sextas, às 8h, oferecendo lazer e integração, para movimentar a rotina. Já no Arsenal, o “Grupo de Idosos” se reúne para conversas com temas sobre o envelhecimento, práticas de atividades físicas e ações culturais.
Segundo a direção, as ações são desenvolvidas com base em envelhecimento ativo, autonomia, gerontologia e inter geracionalidade, para que essas pessoas construam uma percepção de cidadãos comprometidos socialmente.