Foto: Los Art
Erudição e técnica apurada. É o que chega nesta quinta (08), com o concerto de lançamento do CD “Quinteto para Clarinete e Cordas”, que vai aterrissar na cidade, através de turnê nacional que reúne instrumentistas e compositores renomados da cena musical brasileira atual.
O concerto, gratuito, vai acontecer no Anfiteatro Adão Flores, do Espaço CDL, a partir das 20hrs. Essa produção musical tem seu mote principal em obra do compositor alemão Johannes Brahms (1833-1897), artista de destaque do romantismo musical europeu.
A composição “Quinteto para Clarinete e Cordas, Opus 115” (1891), de autoria de Brahms, é apontada como uma das peças seminais do repertório mundial de música de câmara. É ela que inspira este projeto, que se desenvolve com participação de alguns dos principais músicos da cena erudita brasileira mais recente.
Participam do concerto, no palco, os músicos Luis Afonso Montanha (clarinete), acompanhado pelo quarteto de cordas Ensemble SP, formado por Betina Stegmann (violino), Nelson Rios (violino), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo). No repertório a ser executado, a peça de Brahms – Quinteto de Clarinete, Op.115 – e também mais duas obras, nela inspiradas, de autoria de compositores brasileiros contemporâneos, ambas concebidas em 2014: “Chuva e Depois”, de Luca Raele; e “Apenas um momento lírico”, de Aylton Escobar.
A passagem dos músicos por Cuiabá tem uma proposta formativa, com o intuito de deixar algo além de uma excelente apresentação: uma contribuição à formação da nova geração de músicos de Cuiabá. Ainda neste mês, a turnê prossegue com apresentações marcadas para Salvador (BA), em 22/10; e Curitiba (PR), dia 26/10.
No dia do concerto o CD “Quintetos para Clarinete e Cordas” estará sendo comercializado no local. Mas ele também pode ser adquirido através dos sites iTunes, Rdio e Spotify.
O Espaço CDL vai disponibilizar a retirada antecipada dos ingressos a partir da segunda-feira (05/10), no próprio local, situado na avenida Getúlio Vargas, 750, em horário comercial (08 às 18h). Já no dia do concerto, a entrada para o anfiteatro acontece na parte dos fundos do CDL, na esquina das ruas Marechal Deodoro e Cândido Mariano.
O repertório
Brahms escreveu esta peça inspirado pela competência técnica e qualidade interpretativa do clarinetista Richard Mühlfeldd e explorou nela todo o alcance de cada instrumento do quinteto, criando uma complexidade rítmica que só os músicos mais competentes conseguem interpretar na íntegra.
Englobando um total de maravilhas poéticas e técnicas para esta formação camerística, a peça continua a ser grandemente apreciada ao longo dos anos.
Numa tentativa de explorar mais de perto esta relação entre intérprete e compositor na criação da música de câmara, Aylton Escobar e Luca Raele, dois respeitados compositores brasileiros da atualidade, aceitaram o desafio de trabalhar duas novas composições acentuando a competência técnica e interpretativa dos músicos envolvidos, assim como as novas oportunidades e desafios da composição contemporânea para o quinteto de clarinete e cordas, a partir do resgate de objetos musicais do Quinteto de Brahms.
Num ambiente composicional eletroacústico, o premiado Aylton Escobar utiliza os amplos recursos técnicos da formação tradicional (com duplicidade instrumental), somada à expressividade “teatral” dos intérpretes (texto verbal, poesia etc) e ao ineditismo, na literatura musical brasileira, da inclusão dos instigamentos da eletroacústica em peças para esta formação.
Luca Raele, um dos mais eruditos músicos da cena popular brasileira, transforma fortemente os materiais da obra romântica, que é lembrada a partir de traços muito genéricos, induzindo a associações dispersas e conduzindo o discurso musical para caminhos inesperados de indeterminação rítmica.
O resultado é um concerto de forte interpretação poética que une, com apuro estético e exuberância, o clássico ao contemporâneo e o erudito ao popular.
SERVIÇO
O que: Concerto de lançamento do CD “Quintetos para Clarinete e Cordas”
Quando: 08 de outubro, 20 horas
Quanto: entrada franca, com retirada antecipada dos ingressos
Onde: Anfiteatro do CDL, na avenida Getúlio Vargas, 750
(Assessoria)