Cultura

Concerto Didático une canto e piano na Casa do Parque

O projeto “Concertos Didáticos” promovido pela A Casa do Parque foi lançado em agosto desse ano com a obra de Ernesto Nazareth, que lotou o espaço cultural mostrando que sim, existe um público sedento por uma programação mais erudita. 

A primavera chega trazendo novidades na 2ª edição do projeto, que acontece na próxima quarta-feira, 28, onde o maestro Luis Renato Dias anuncia a união de voz e piano com o convidado especial André Vilani, preparador vocal do coral da UFMT desde 2008. 

Para o programa, Vilani selecionou dez composições italianas, francesas, alemãs e brasileiras que prometem encantar a plateia. 

Segundo o especialista em canto, será uma noite belíssima proposta para as pessoas que amam a música de câmera. “Partimos do processo como forma que ganha corpo na matéria sonora, tendo como a ação do desenvolvimento vocal a construção do desenvolvimento da voz cantada produzido e construído pela pessoa que toma forma na concepção do cantor em conjunção com o pianista”, explica André Vilani.

O maestro Luis Renato Dias comemora mais uma edição do projeto, que começou com grande sucesso, ressaltando a importância de Cuiabá ter um espaço para receber tão relevante programação. “A Casa do Parque do alto dos seus dez anos de fundação se firma como o melhor espaço cultural para se realizar um projeto diferenciado e de vanguarda como são os concertos didáticos”, diz o maestro. 

Flávia Salem, idealizadora do espaço, conta que o projeto foi concebido há alguns anos e somente após a pandemia se concretizou. “Como repito desde a abertura da Casa do Parque, acredito muito na plateia que existe em Cuiabá. Faltava realmente o palco, que é o que estamos nos propondo a fazer todos os dias, fomentando o melhor espaço privado para apresentações culturais do nosso estado”, explica. 

 

Quem é André Vilani? 

Bacharel em canto pela Universidade Federal de Goiás, camerista, realizando vários recitais dos mais variados estilos da música erudita. Atuou como solista frente a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso e Orquestra de Câmara de Mato Grosso. Foi integrante do grupo vocal masculino “Alma de Gato”. Foi professor do Departamento de Artes da UFMT, da Escola de Artes da UFMT, preparador vocal dos corais da UFMT, Ópera e Ózio, Coral da FEMA, Oficina Coral e Coro da 3ª Idade pela Secretaria de Estado de Cultura, como também cantor e preparador vocal do Coro do Estado de Mato Grosso. Realizou várias oficinas de técnica vocal e canto em Cuiabá e no interior do Estado. Foi também professor de canto da Escola de Artes da UFMT. Em Artes Cênicas ministrou cursos de técnica vocal, tais como, Curso Técnico em Artes Dramáticas – Atores pela Secretaria Estadual de Cultura e companhias de teatro como Mosaico e Teatro Fúria. Ministrou oficina de técnica vocal no 1° Festival de Teatro de Cuiabá e realizou trabalhos com o diretor Amauri Tangará. Foi professor de técnica vocal no curso tecnológico de Artes Cênicas na Universidade de Cuiabá (UNIC). Fez a Trilha sonora dos espetáculos Auto da Paixão e Auto de Natal em 2007, 2008 e 2016, com o diretor Flávio Ferreira. Foi regente da Oficina Coral pela Secretaria Estadual de Cultura, coro católico Nossa Senhora de Fátima, coro de médicos pela Unimed e regente do coro da UNIMED, Coral de Seminaristas Dom Aquino Correia, no Seminário Cristo Rei. Ministrou oficinas de canto e técnica vocal no Museu de Artes Sacras em Cuiabá e Laboratório de Técnica vocal para alunos, servidores, professores e comunidade no Coral UFMT. Fundou o Coral Municipal de Água Boa em 2007, no qual ministrou aulas até 2011. Foi regente do Grupo Gregoriano Cantorum, Coral da SEPLAN, Coral da SEFAZ, Coral Santa Cecília da Igreja São Sebastião, em Nobres-MT, Coral Nossa Senhora de Guadalupe, Coral Cristo Rei em Várzea Grande-MT, Coral Regina Coeli (Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens), Coral do Apostolado da Oração e Coral Arquidiocesano de Cuiabá. Realizou, através do Núcleo Coral da UFMT, oficinas de canto coral nas cidades de Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop. Realizou oficinas de canto ainda em Rondônia e Paraná. É fundador e idealizador da Semana Cantorum de Música Sacra de Mato Grosso. Foi preparador vocal do Coral TCE-MT. Iniciou o Laboratório de técnica vocal no Núcleo Coral UFMT. Ministrou aulas de canto nos seminários Cristo Rei e Convento São Francisco de Assis. Atualmente, é professor de canto, consultor de técnica vocal nos corais Arautos do Evangelho, é regente do Coral Regina Coeli e É preparador vocal do Coral UFMT, no qual foi concursado em 2008.

 

Confira a programação completa: 

 

  1. Se tu m’ami, se sospiri

Giovanni B. Pergolesi (1710 – 1736)

 

  1. Ombra mai fu

Georg Friederich Haendel (1685 – 1759)

 

  1. Vittoria, mio core

Giacomo Carissimi (1605 – 1674)

 

  1. If with all your hearts

Felix Mendelssohn (1809 – 1847)

 

  1. Tristesse Eternelle

Frédéric Chopin (1810 – 1849

 

  1. Still wie die Nacht

Carl Bohn (1844 – 1920)

 

  1. Già il sole dal gange

Alessandro Scarlatti (1660 – 1725)

Cantora convidada: Rhaysa Karen Dias

 

  1. Morena, morena

Francisco Mignone (1897 – 1986)

 

  1. Roseas flores d’alvorada

Anônimo – Modinha Imperial

 

  1. Musica proibita

Stanislao Gastaldón (1861 – 1939)

 

Serviço:

Concertos Didáticos – 2ª Edição 

Canto e Piano 

Data: 28/09/2022

Abertura do Espaço: 19h 

Início da Apresentação: 20h

Ingresso: $25,00

Vendas Antecipadas: (65) 98116.8083

Local: A CASA DO PARQUE 

Rua Major Severino de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias – Cuiabá/MT

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e