DESTAQUE 2 Economia

Compras de fim de ano devem movimentar quase R$ 1 bilhão em Mato Grosso, aponta Sebrae-MT

Levantamento produzido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT) revela que o período das festas de fim de ano deve injetar R$ 938 milhões na economia do estado. As altas cifras são reflexo do poder do período sobre o comportamento do consumidor. Isso porque mais da metade (52%) pretende comemorar as festividades de Natal e Ano Novo. Comércio e setor de alimentação fora do lar tendem a ser os segmentos mais beneficiados.

No Ano Novo, a busca por eventos sociais e fora de casa é maior que no Natal, no entanto, a grande maioria dos entrevistados afirma que deve passar as duas datas comemorativas em reuniões familiares, o que pode se transformar em uma oportunidade aos pequenos negócios para focarem em produtos para ceias, decorações e itens que promovam celebrações em casas.

“Neste ano, nós podemos verificar que as compras para o final de ano sofreram uma queda de 50% em relação ao resultado da pesquisa que fizemos no ano passado, pois os consumidores se anteciparam já nas promoções da ‘Black Friday’. A gente também percebeu que os entrevistados estão buscando por produtos e mão de obra voltados para reformas no lar, que servirá para receber as visitas nestas festividades”, afirma a analista Técnica do Sebrae/MT, Jaqueline Trentino, responsável pela pesquisa.

Presentes

Mais de 70% dos entrevistados têm preferência pela compra de forma presencial. Neste ano, os consumidores pretendem levar entre 1 a 3 itens para presentear pessoas próximas, como amigos ou familiares. Conforme apontam os dados, as lojas físicas podem apostar em promoções para atrair clientes interessados e pessoas indecisas.

As lojas de vestuário (80%), brinquedos (44%) e perfumaria (23%) terão destaque neste final de ano, como revela a pesquisa sobre a intenção de compra dos mato-grossenses. O levantamento também aponta que 38% dos consumidores devem investir em roupas novas para as reuniões de final de ano, o que pode elevar o lucro dos comerciantes.

Cerca de 47% das pessoas que vão sair às compras nas próximas semanas darão preferência aos estabelecimentos que oferecerem promoções e descontos nos itens à venda.

Para o gestor de Varejo do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves, o período de final de ano é um dos mais esperados pelos pequenos e médios negócios e, portanto, requer uma abordagem estratégica e inteligente. “O foco principal deve ser um planejamento comercial que integre gestão de estoque, precificação e um marketing digital assertivo. É fundamental que estes negócios mapeiem quais os produtos mais demandados para este período e realizem promoções criativas e que conquistem o consumidor, fazendo com que não seja apenas uma ‘compra de natal’, mas, sim, uma solução para o cliente”, afirma.

Comportamento

O tradicional “peru de natal” ainda é o prato favorito das festividades de 40% consumidores no estado, seguido pelas cervejas (35%) e champanhe (33%). Mais da metade dos entrevistados pretende participar de alguma dinâmica de “amigo secreto”, geralmente realizada no final do ano.

Em comparação ao ano passado, 52% dos consumidores acreditam que vão desembolsar valores a mais nas compras de final de ano, ainda que haja cautela por parte da maioria na hora de levar os produtos para a casa.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26