Circuito Pet

Como viajar com seu cachorro com segurança

Deixe-me adivinhar: você está de viagem marcada, pretende levar o cachorro, mas não sabe como levá-lo com segurança dentro do carro? Calma que a gente vai te ajudar a viajar ao lado do seu pet da melhor forma possível. Lembre-se: não basta abrir a porta do carro para que o cão entre, é necessário seguir algumas recomendações.

Equipamento e banco de trás, sempre!

 

Um erro bastante comum – e gravíssimo – é ver pessoas viajando com seus cachorros no banco da frente (ou até mesmo no colo). A parte de trás do veículo é o lugar correto para que o pet fique mais seguro.

Mas não é só isso: o ideal é ter um equipamento específico para garantir a segurança, como um cinto de segurança para cachorros. Os assentos, como esse da Transpet, disponível no petshop online da Petlove, por exemplo, também são excelentes para garantir que o passeio seja agradável e confortável para o pet.

Outra boa alternativa é a Capa Protetora Lassie para Banco de Carro. Além de prática, ela ajuda a evitar acidentes, pois dificulta que o cachorro pule – ou seja arremessado em um caso de colisão – para o banco da frente.

Cabeça para fora da janela? Não!

 

Tem algo mais libertador que ver um cachorro com a cabeça para fora da janela e a língua de fora? A sensação de liberdade é imensa. Mas, por mais que pareça inofensivo, na verdade é algo bastante inseguro.

Alguns cães apresentam escoriações na córnea devido à poeira e o vento fortíssimo, além de estarem mais sujeitos a objetos e pedrinhas que atingem seus rostos a uma velocidade alta, isso sem contar as chances de serem atingidos por um motociclista desatento. Então, mantê-lo dentro do carro é fundamental para que a viagem não vire uma consulta às pressas em um hospital veterinário.

Necessidades caninas

Assim como você e toda a sua família, os cachorros também possuem suas necessidades fisiológicas. Então, antes de entrar no carro, leve-o até o seu “banheiro” e faça pausas durante o trajeto. Se o pet costuma se aliviar a cada duas horas e a viagem tem uma duração superior, vale fazer aquela pausinha rápida que também vale para a hidratação.

Treinamentos

Seu cachorro não está acostumado a fazer longos passeios de carro? Simples: semanas antes da viagem, faça algumas sessões de treinamento. Leve-o para algum parque próximo de casa ou outros lugares que ele adora ir, usando os equipamentos escolhidos para fazer a viagem. Use sempre o reforço positivo para que o pet assimile que entrar no carro é sinônimo de divertimento.

Meu cachorro não gosta de carro, e agora?

Caso o seu cachorro não se sinta bem andando de carro, não é conveniente forçá-lo. Você pode usar as técnicas de treinamento, com passeios bem curtos e positivos e até mesmo condicionamentos em sua casa, com o carro na garagem. 

Se ele tiver traumas de carro e sua família tem pouco tempo para fazer uma adaptação adequada, o ideal é deixá-lo em casa, sob os cuidados de algum parente ou buscar algum serviço de hospedagem, como o da DogHero, um dos mais conceituados no mercado pet. Funciona assim: o pai humano deixa seu cachorro na casa de um “herói”, que é uma pessoa que cuidará do pet com muito carinho durante a viagem. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar