Todos queremos que nossos filhotes de cachorro cresçam e tenham uma vida ativa e saudável, não é mesmo? Porém, por mais que o cãozinho tenha um nível de energia invejável, é necessário um “empurrãozinho” do pai humano para que ele se adapte a uma boa rotina de exercícios físicos.
A alimentação é fundamental!
Assim como acontece que os seres humanos, uma boa alimentação juntamente com o hábito de praticar exercícios físicos é a melhor maneira de obter resultados. Mas isso não significa apenas comprar a melhor ração do petshop online da Petlove e simplesmente colocá-la no comedouro. É necessário estar atento às necessidades dele.
Quando ainda estão no começo da vida, uma dieta nutritiva e balanceada contribui para que o cãozinho se desenvolva da maneira correta, isto é, sem nenhuma deficiência nutricional, além de garantir que ele tenha energia o suficiente para as atividades do dia a dia. (Saiba mais sobre a alimentação de cachorros filhotes)
Comece bem devagar
A princípio, não devemos esquecer que a musculatura e os ossos do filhote de cachorro ainda estão em processo de desenvolvimento, por isso, é preciso ter muito cuidado para que não haja nenhum tipo de lesão. O recomendado é iniciar com uma leve caminhada de cinco a 10 minutos por dia. Posteriormente, o pai humano deve ir aumentando a quantidade de tempo pouco a pouco.
Descubra o que ele gosta
Se você tem o objetivo de garantir o que o seu filhote não seja daqueles preguiçosos de sofá no futuro, saiba que entender o gosto dele é fundamental para que as atividades não sejam desinteressantes. Claro, dificilmente um cachorro rejeitará alguma brincadeira ou passeio, mas estamos falando de mantê-lo ativo e saudável por toda a vida.
Não existe uma fórmula certeira para saber qual a brincadeira preferida do seu filhote. Então, é preciso tentar todas! Use e abuse da sua criatividade. Algumas brincadeiras como cabo de guerra, esconde-esconde e atirar a bolinha para ele buscar não costumam falhar. Lembre-se: é preciso ter cuidado ao brincar de cabo de guerra com um cãozinho, principalmente para não machucar os dentinhos sensíveis. O mais correto é apenas segurar um lado do brinquedo e deixar que ele puxe o outro.
Brinquedos
Fala sério, qual cachorro não gosta de um brinquedo? Se o seu não gosta, sinto lhe dizer, mas você ainda não encontrou o certo. Um filhote deve ter vários brinquedos à sua disposição para que gaste sua energia. Desde os mais comuns, como a Bolinha Furacão Pet, até os brinquedos interativos, como o Labirinto da Chalesco, que é ideal para estimular e despertar a curiosidade do cãozinho.
Outra boa alternativa é o Kong Classic, um dos brinquedos mais indicados por médicos veterinários e comportamentalistas como forma de enriquecimento ambiental.
Passeios e treinamentos
Antes de tudo, é preciso lembrar que o pet deve estar devidamente vacinado antes de sair para os passeios. Quando tudo estiver de acordo com as orientações de um médico veterinário, é preciso escolher muito bem onde levar o cão. Lugares movimentados, sujos e com a presença de muitos outros pets não são recomendados, pois podem causar algum tipo de trauma no filhote.
Ah, além de ser uma ótima maneira de exercitar o cãozinho, os passeios ainda servem como forma de socialização, pois ele terá contato com outras pessoas, pets, sons, ambientes e cheiros diferentes.
Se você chegou até aqui, deve ter percebido que não há nenhum segredo em garantir que um filhote de cachorro tenha uma vida ativa e saudável. Uma dieta adequada em conjunto com estímulos físicos farão com que o seu cão não seja apenas um companheiro para assistir sua série preferida no sofá, mas também para corridas e caminhadas. Claro, não devemos esquecer que ele também estará longe de uma série de problemas de saúde no futuro!