Circuito Pet

Como preparar a casa para um pet que tem medo de fogos

Poucas coisas são capazes de tirar tanto o sossego de cachorros e gatos quanto a queima de fogos. Por isso, com a proximidade das comemorações de fim de ano, é nosso dever zelar pelo bem-estar dos bichinhos. 

Aproveite que ainda resta um tempinho até o Natal e Réveillon e faça alguns testes para saber como o seu cachorro ou gato lida com o barulho de fogos. Caso já saiba que o peludinho fica apavorado, então melhor seguir as nossas dicas e preparar a casa para que o pet se sinta protegido e consiga aproveitar estas noites especiais numa boa.

Prepare o seu “bunker“ 

Bunker é uma palavra estrangeira dada aos abrigos que protegem as pessoas durante situações críticas, como guerras ou adversidades climáticas. E já que a queima de fogos é uma situação caótica para os pets, tem hora pra começar, mas não para terminar, é bom você preparar um “bunker” em casa para o seu cão ou gato passar ileso às explosões que dominam o céu.

Nas noites de 24 e 31 de dezembro, bloqueie todas as saídas que dão acesso à rua, pois na hora do desespero o pet pode correr em desatino, fugir de casa e depois não encontrar o caminho de volta. Faça uma proteção adicional em janelas e portas de vidro, pois com um impacto mais forte o animal pode se envolver em algum acidente. 

Mantenha as janelas, cortinas ou persianas fechadas quando o relógio se aproximar da meia-noite para que os flashes dos fogos tenha menos chances de provocar medo no bichinho. O segredo é isolar ao máximo o ambiente, de modo que a sua casa, ou melhor, o seu bunker, seja um ótimo refúgio para o peludinho.

Menos é mais

Todo mundo gosta de deixar a casa bem bonita para receber a família para jantares especiais, mas lembre-se de caprichar na decoração sem comprometer a segurança do seu filho de quatro patas.

Mesmo tomando todas as precauções, pode ser que o seu cachorro ou gato fique amedrontado na hora dos fogos. Como não dá – e nem é indicado – tentar segurar o pet para ele não sair correndo, mantenha o ambiente o mais livre possível, de maneira que o peludinho possa se abrigar onde se sentir mais seguro – debaixo do sofá, da sua cama, numa prateleira ou até mesmo na casinha dele.

Quanto menos “obstáculos” tiver pelo caminho, mais seguro estará o seu filho de quatro patas e menores serão as chances dele se envolver ou provocar um acidente.

Zen e brincalhão

Fazer com que as explosões pareçam apenas ruídos sem importância é uma missão difícil, mas não impossível. Se você conseguir que o seu pet chegue mais relaxado para estas noites e despertar a atenção dele para outra atividade na “hora H”, serão grandes as chances de passar um Natal e Réveillon bem longe de traumas ou preocupações.

Para conseguir tal objetivo, você pode contar com grandes aliados como o difusor elétrico Adaptil ou Feliway, que espalham pelo ambiente uma réplica do odor materno e deixam os peludinhos naturalmente mais calmos, e também os adorados brinquedos, infalíveis para transportar imediatamente os nossos pets para um universo mágico e divertido, mesmo que o mundo esteja explodindo lá fora.

Acesse: https://www.petlove.com.br/colecao/fim-de-ano-sem-stress-petlove.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar