Circuito Pet

Como os cães “medem” o tempo ?

Será que o seu cachorro tem noção de quanto tempo você passa fora de casa, quando precisa ir ao supermercado? Ou ainda, pode ele ter ideia de quantos dias durou sua última viagem? Veja como os cães medem o tempo!

A maneira como os cachorros lidam com o tempo é um assunto pra lá de curioso e atrai a atenção de muitos cientistas e pesquisadores ao redor do mundo. Porém, apesar de inúmeros testes, pesquisas e experimentos, até o momento não foi possível chegar a uma resposta definitiva.

A gente, que tem uma relação “apenas caseira” com os bichinhos, não tem muitas dúvidas de que eles sabem bem quando chega a hora de alguns afazeres do dia. A ansiedade em buscar a guia para passear ou ficar rondando o pote de ração denotam que os bichinhos têm clareza de que chegou a hora do passeio ou do almoço. Mesmo que eles não saibam acompanhar as horas no relógio. 

Estes exemplos poderiam ser justificados por conta da rotina a qual o animal já está acostumado, mas alguns pesquisadores acreditam que os cães possam ir além quando o assunto é compreensão do tempo. Por exemplo, os caninos podem entender que você está há muito tempo fora de casa e por isso sua chegada se aproxima.

Para estes especialistas, o olfato, sentido mais aguçado do pet, seria o instrumento que ajuda o peludinho a ter uma noção melhor do tempo. Então, assim que você sai de casa, seu odor permanece vivo no ambiente e o seu cão sabe que você esteve ali há poucos instantes, à medida que o tempo avança e esse odor enfraquece, o animal percebe melhor há quanto tempo você se foi e fica mais preparado para ouvir o barulho da sua chave girando na porta.

Como os cães medem o tempo? Outra versão

Achou curioso? Pois saiba que outros estudiosos acreditam numa versão diferente, de que o cachorro tenha uma noção de tempo graças a um mecanismo instintivo interno, que se utiliza de vários recursos, entre eles o olfato, para num processo bastante complexo oferecer ao peludinho uma compreensão melhor sobre o avanço das horas e dos dias.

Apesar das diferentes possibilidades, a maioria dos estudos sobre o assunto acaba indicando que, de maneira geral, os cães sejam menos sensíveis aos intervalos temporais quando comparados a outros animais como ratos, macacos e gatos, mas que podem, sim, se saírem muito bem nessa tarefa.

Como comentamos acima, tudo ainda gira em torno do campo das possibilidades, outras teorias existem e todas elas precisam avançar em estudo e pesquisas para chegarmos finalmente mais perto de uma resposta reveladora. 

O mais importante, enquanto a resposta não vem, é que você não deixe que seu cãozinho perceba sua ausência por longos períodos. Então, evite que seu bichinho se acostume com a solidão e dedique pelo menos alguns minutinhos do dia para brincar e passear com ele.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar