Circuito Pet

Como limpar o espaço do seu pet em casa

Os animais de estimação já fazem parte da vida e da família das pessoas. Ter um em casa é muito legal, no entanto são necessários vários cuidados, inclusive com o espaço onde eles vivem. Manter o local limpo faz parte na promoção do bem-estar do seu pet.

Um dono responsável preza pela saúde do seu bichinho e esses cuidados começam com a higienização do espaço e objetos que os animais têm contato. Confira as dicas abaixo de como cuidar de uma casa com cães e gatos!

Potes de água e ração

Os recipientes que oferecem a água e ração aos animais devem ser limpos semanalmente com água corrente, esponja e detergente neutro. Enxágue até tirar completamente o produto e seque bem com um pano ou papel toalha antes de preenchê-los e colocá-los à disposição dos pets.

Caminhas, casinhas e cobertores

A limpeza desses itens podem ser feitas quinzenalmente. Dependendo das atividades que seu pet realiza, a frequência de limpeza deve ser maior. É recomendado verificar se há na etiqueta instruções de higienização dadas pelo fabricante, mas, em geral, as caminhas e cobertores podem ser lavados à mão ou na máquina com água e sabão.

Já as casinhas, quando feitas de plástico, podem ser lavadas com bucha, água e detergente neutro. A limpeza das casinhas de madeira devem ser feitas seguindo as orientações do fabricante para evitar que tenham a vida útil reduzida ou apresentem mofo. Em geral, pode-se utilizar um pano úmido somente com água para a limpeza.

É importante que os itens estejam completamente secos antes de devolver para o uso dos animais.

Caixa de areia e pás

No caso dos gatos, que costumam utilizar a caixa de areia para fazer suas necessidades, a higienização do objeto em si pode ser feita sempre que houver a troca completa da areia. Utilize uma luva de borracha e esfregue o desinfetante em todo o recipiente com uma bucha destinada somente a este fim. Deixe o produto agir por alguns minutos, enxágue e seque bem antes de colocar a areia limpa. O mesmo procedimento pode ser seguido para a limpeza das pazinhas.

Brinquedos

Os brinquedos também precisam ser higienizados corretamente, já que estão o tempo todo em contato com o chão e na boca dos animais. Os de plástico, como bolinhas, ossinhos e personagens, podem ser deixados de molho em água morna por alguns minutos e depois limpo com o auxílio de uma bucha. A sujeira irá amolecer e sair com mais facilidade. A água quente pode deformar o brinquedo. Se necessário, aplique uma pequena quantidade de detergente neutra e enxágue bem.

As pelúcias simples, que não possuem restrições de lavagem, e os brinquedos de corda podem ser lavados apenas com água e sabão neutro, além de uma esponjinha. A secagem pode ser feita no sol ou na máquina de lavar. Antes de dar os itens para o seu pet, certifique-se de que foi bem enxaguado e está bem seco.

É importante que as esponjas sejam usadas exclusivamente para os brinquedos do animal, pois elas podem acumular inúmeras bactérias e afetar a saúde do pet.

Caixa de transporte

Assim como a casinha de plástico, as caixas de transporte podem ser higienizadas com água, detergente neutro e bucha. As de tecido podem ser lavadas, seguindo as orientações do fabricante. Tudo deve estar bem seco antes da próxima utilização.

Espaço do pet

Se seu animal vive no quintal, basta fazer uma limpeza pesada lavando o espaço semanalmente. Retire o pet do local durante a lavagem para evitar que ele lamba a água com produto de limpeza e deixe que ele tenha acesso ao espaço somente depois de totalmente concluída, inclusive a secagem. Entre uma limpeza e outra, é importante varrer ou passar pano úmido no local para tirar sujeiras e excesso de pelos.

Já para os animais que vivem dentro de casa, a recomendação é que se aspire todos os ambientes com frequência (diária ou semanalmente) para remover o excesso de pelos, principalmente sofás, tapetes, almofadas e outros itens que o pet tem acesso.

Os itens devem ser lavados, ao menos, uma vez ao mês para prevenir o surgimento de fungos e bactérias. Outra dica é colocá-los expostos ao sol durante a manhã, quando está menos intenso. O chão também deve ser limpo com frequência, levando em consideração o tipo de revestimento. Atenção também com os móveis, que podem acumular pelos e devem ser limpos com multiuso.

Alguns animais podem apresentar medo ao ouvir o barulho do aspirador ou ver vassouras. Se seu pet apresentar esses sinais, evite que eles fiquem no local enquanto a limpeza está sendo feita ou peça para alguém distrai-los com brincadeiras.

Bem-estar geral

A limpeza da casa que possui pets precisa ser mais rigorosa e frequente, garantindo assim a saúde e bem-estar dos animais e de toda a família. Para facilitar essa rotina existe o UM®, o primeiro produto SmartClean do mundo.

UM® substitui até 20 produtos de limpeza, apenas mudando sua diluição. Ele substitui seu detergente, limpador perfumado, lava louças, desengordurante, multiuso, sabão em pó, shampoo para carros, e muito mais. Por ser SmartClean, suas UltraMoléculas agem somente na sujeira, não agredindo a superfície onde é aplicado. Veja como é fácil:

  • Detergente – Coloque aproximadamente meio litro de água em um recipiente e adicione 5 ml de UM®. Mexa com uma esponja e está pronto para o uso.
  • Limpeza pesada – Em um balde com 5 litros de água, adicione 40ml de UM®. Após este processo, basta misturar bem.
  • Multiuso – Coloque 2 ml de UM®, equivalente a meia colher de chá, em uma garrafa de 500 ml. Complete o recipiente com água e chacoalhe. Seu multiuso está pronto para ser usado.
  • Lava roupas – UM® substitui o tira manchas, sabão em pó e o amaciante. No caso do tira manchas, é só colocar o produto sobre a mancha, aguardar alguns minutos e colocar na máquina de lavar. Já para substituir o sabão e o amaciante, a medida depende da quantidade de roupa a ser lavada. Para lavar poucas peças em nível baixo de água use duas tampas de UM®. Para uma quantidade maior em um nível médio de água utilize três tampas e, para uma quantidade grande de roupas em um nível alto de água, use quatro tampas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar