Circuito Pet

Como desinflamar o estômago de um cachorro?

Por Cristina Pascual, Veterinária

O estômago de um cachorro pode se inflamar por diversas causas, como agentes infecciosos ou parasitários, toxinas, medicamentos, erros alimentares, entre outros. Independentemente da causa, a inflamação do estômago (chamada de gastrite) geralmente está associada ao aparecimento de sintomas como náuseas, vômitos ou dor abdominal, que geram desconforto e mal-estar no animal.

Por isso, diante de qualquer situação que cause a inflamação do estômago, é importante aplicar um tratamento adequado para aliviar os sintomas e melhorar o estado geral do animal. Mas, o que fazer se o meu cachorro estiver com dor de barriga? Se você quer saber como desinflamar o estômago de um cachorro, acompanhe-nos no seguinte artigo do PeritoAnimal, onde falaremos sobre diversos remédios e tratamentos com efeito anti-inflamatório no estômago dos cães.

Tratamento dietético

Começamos falando sobre um tratamento dietético como um remédio para desinflamar o estômago de um cachorro. Tradicionalmente, diante de qualquer transtorno digestivo, recomendava-se deixar o animal em jejum por algumas horas para que o aparelho digestivo descansasse e se recuperasse mais facilmente. No entanto, nos últimos anos foi constatado que o jejum pode acabar retardando a recuperação do sistema digestivo.

Em contrapartida, o que se recomenda atualmente é oferecer uma dieta de alta digestibilidade, com baixo teor de gordura e pouca fibra. Para isso, você pode optar por:

  • Preparar uma refeição caseira, com uma carne magra (como frango ou peru), vegetais (como batata, cenoura ou abóbora) e cereais (como arroz ou aveia).
  • Ou oferecer uma ração especialmente formulada para cães com problemas gastrointestinais, que são muito mais digestíveis do que as rações convencionais.

Também é recomendável dividir a quantidade de alimento em várias porções ao longo do dia, para evitar sobrecarregar o sistema digestivo. Isso não significa que devemos dar mais comida, mas sim dividir o mesmo volume em mais refeições diárias (por exemplo, em 3 a 4 porções).

Como desinflamar o estômago de um cachorro? - Tratamento dietético

Tratamento farmacológico

Em algumas ocasiões, quando os sintomas digestivos são mais graves ou persistem ao longo do tempo, é necessário iniciar um tratamento farmacológico para tratar a gastrite (inflamação do estômago).

Como é lógico, esse tratamento dependerá da causa que está originando a inflamação. A seguir, mencionamos alguns dos medicamentos que podem estar indicados para o tratamento da gastrite:

  • Antieméticos: como metoclopramida, clorpromazina ou maropitanto, caso o animal apresente vômitos.
  • Antissecretores: como famotidina ou omeprazol, para reduzir a acidez do estômago.
  • Protetores da mucosa gástrica: como sucralfato ou bismuto coloidal, apenas quando houver erosões ou úlceras no estômago.
  • Corticoides: para reduzir o processo inflamatório.
  • Antibióticos ou antiparasitários: quando houver infecções bacterianas ou parasitárias.

É importante destacar que o tratamento farmacológico deve sempre ser prescrito por um profissional veterinário, para garantir a segurança do uso e evitar a ocorrência de efeitos adversos. Dito isso, vamos ver outras maneiras de desinflamar o estômago de um cachorro.

Remédios caseiros

Além dos tratamentos mencionados anteriormente, existem também alguns remédios caseiros para cães com problemas estomacais. Esses métodos não são tão eficazes quanto os tratamentos farmacológicos, mas, em casos leves, podem ser suficientes para aliviar os sintomas e o desconforto do animal.

A seguir, apresentamos os remédios caseiros mais eficazes para desinflamar o estômago:

  • Infusão de camomila: a camomila possui efeito anti-inflamatório, ajuda a acalmar a irritação da mucosa gástrica e reduz a formação de gases. Para preparar a infusão, ferva cerca de 250 ml de água, coloque um saquinho de camomila na água quente e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos.
  • Infusão de hortelã: a hortelã ajuda a aliviar a dor abdominal e reduz a sensação de náusea. Para preparar a infusão, ferva cerca de 250 ml de água, adicione um saquinho ou uma colher de folhas de hortelã e deixe em infusão por 10 minutos.
  • Infusão de gengibre: o gengibre favorece a digestão, estimula a motilidade intestinal e reduz as náuseas e os vômitos. Para preparar a infusão, ferva cerca de 250 ml de água, adicione algumas rodelas de gengibre e deixe em infusão por 5-10 minutos.
  • Aloe vera: o aloe vera possui um efeito calmante na mucosa gástrica, ajudando a reduzir o desconforto e a prevenir náuseas e vômitos. No entanto, é importante lembrar que apenas o gel de aloe é comestível, pois o restante da planta contém compostos tóxicos (como saponinas ou antraquinonas), que podem causar sintomas de intoxicação, como vômito, diarreia ou letargia. Assim, o mais recomendado é utilizar produtos com aloe vera especialmente formulados para uso em cães. Atualmente, há diversos produtos com aloe vera para cães, em forma de xarope, cápsulas, etc.

Contudo, antes de administrar qualquer um desses remédios caseiros, é importante consultar seu veterinário de confiança para garantir que o produto seja administrado de forma adequada e na quantidade correta, além de evitar interferências com outros possíveis tratamentos farmacológicos prescritos para o animal.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Foto e fonte: site https://www.peritoanimal.com.br/como-desinflamar-o-estomago-de-um-cachorro-25284.html

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar