Como qualquer filhote, os porquinhos da índia são fofos desde o nascimento, basicamente se mostram como bolinhas de pelo com pernas compridas. Como são pets não convencionais, muitos pais humanos podem ter dúvidas sobre como cuidar adequadamente destes peludos, por isso te damos algumas dicas de cuidados que devem ser tomados ao lidar com os pequenos.
Manuseando os filhotes de porquinho da índia
Desde o nascimento, os filhotes podem ser manuseados, com cuidado, pois são frágeis. O ideal é que mexa neles somente quando necessário, por exemplo para a troca e limpeza da caminha. Diferentemente de outros animais, a mamãe porquinho da índia não costuma fica agressiva e não rejeita os filhotes quando eles têm contato com pessoas. Inclusive, essa proximidade faz com que os filhotes que têm contato com humanos ou outros animais desde pequeninos se tornem mais sociáveis quando adultos.
Alimentação de filhotes porquinhos da índia
Pode ser que a amamentação não ocorra imediatamente, mas não entre em pânico! Pode demorar até 24 horas para que a mamãe comece a produzir leite para eles se alimentarem. Os filhotes podem ingerir alimentos sólidos após três dias de nascidos, mas terão que ser amamentados por três semanas para então poderem ser separados da mãe, que os ensinará hábitos de higiene e alimentação neste período. Não se assuste caso veja os bebês comendo as fezes da mãe, eles fazem isso para desenvolverem bactérias para seus sistemas imunológico e digestivo.
Alimentação da mamãe porquinho da índia
No período em que a mamãe estiver amamentando, você pode oferecer como alimento para ela e os filhotes, alfafa, nesta ocasião está liberado, mas cuidado após o período de amamentação, pois ela é rica em cálcio e, em excesso, pode ser nociva para sua porquinha da índia. Um punhado de feno por dia está liberado para todos, uma ótima fonte de vitamina C para todos.
Como saber se os filhotes são machos ou fêmeas?
Esse é um assunto interessante. Separar os filhotes após algumas semanas é necessário, pois após 21 dias, aproximadamente, eles já podem ser sexualmente ativos, então fique esperto! Aconselha-se que as porquinhas da índia fiquem com as mães por pelo menos um mês. Para saber se são machos ou fêmeas ainda quando bem filhotes, você precisará de um médico veterinário ou alguém que esteja familiarizado com a espécie.
Aproveite os filhotes e observe o desenvolvimento deles, é lindo e passa muito rápido. Lembre-se: caso note algum comportamento anormal, procure um médico veterinário.