Economia

Como aumentar as vendas da sua empresa

Todo negócio para crescer precisa de duas coisas básicas: atrair e fidelizar o consumidor. Porém, neste momento de crise e incertezas econômicas que vive o País, levantar capital para investir nestas duas estratégias pode ser complicado e comprometer o planejamento. A alternativa é o empreendedor usar a criatividade para aumentar as vendas do negócio.

Para Luciano Picerni Neto, sócio diretor da Holos Media, investir em marketing online é uma boa opção. “Diferente de um anúncio em jornal ou revista, que tem o preço fixo de tabela por inserção, o marketing online muitas vezes não exige um valor mínimo de investimento. Além disso, o empresário também pode ajustar a estratégia de acordo com os resultados obtidos durante a veiculação da campanha, já que a internet permite mensuração efetiva e ajustes em tempo real”. Picerni explica que outra vantagem é a segmentação que pode ser feita no ambiente virtual: “é possível determinar perfil demográfico, incluindo até a geolocalização do público-alvo através de coordenadas GPS”.

Outra alternativa para atrair novos clientes é o de fazer parcerias com empresas que possuem sinergia de negócios. Roberto Kamper, professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV) na área de estratégia e varejo, usa como exemplo uma padaria e um açougue de uma mesma região: “O pão da padaria pode ser vendido no açougue, que por sua vez pode fazer uma degustação de carne na padaria. Assim, o cliente de um pode virar o do outro, e vice-versa”.

O professor avisa que atrair novos clientes cria uma oportunidade única para fidezá-los, então é essencial caprichar no atendimento. Kamper recomenda que o empreendedor faça treinamentos com colaboradores para passar a cultura e valores da empresa. “É muito importante o dono do negócio estimular e capacitar seus colaboradores, pois esses são os profissionais que lidam todo o dia com seus clientes. Com isso, ele poderá dar poder de decisão para que pratiquem uma gestão sólida de relacionamento e fidelizem o consumidor”.

Veja abaixo dicas para aumentar as vendas do seu negócio:

Invista em marketing online
Sem valor mínimo de investimento, o marketing online é uma boa opção para divulgar seu negócio. Além disso, ferramentas de mensuração indicam qual público exato é atingido pela campanha, que pode ser segmentada e geolocalizada para uma maior eficiência e menor dispersão de mídia.

Faça parcerias entre negócios com sinergia
Negócios com sinergia e que não competem um com outro podem fazer parceria para atrair novos clientes. Assim, o seu produto pode ser vendido ou oferecido aos consumidores do outro negócio

Treine seus colaboradores
Treinar os colaboradores para melhorar o atendimento é uma maneira efetiva e sem muitos custos para fidelizar os clientes. Importante passar, nesses treinamentos, a cultura e os valores da empresa.

Exercite o Empowerment 
Empowerment é um conceito de administração que prega a descentralização de poderes e maior participação dos funcionários nos negócios da empresa. Muitos empreendedores tendem a tocar os seus negócios de maneira paternalista, e as decisões, inclusive em relação aos consumidores, ficam na mão dos donos. Isso pode causar problemas com o atendimento já que esse tipo de ação tende a causar atrasos e impersonalização. Portanto, estimular a participação dos colaboradores é uma maneira efetiva de aumentar as vendas.

Capacite seus funcionários
Funcionários desestimulados, com remuneração baixa e pouca perspectiva de crescer dentro da empresa, tendem a passar suas frustrações aos clientes. Por isso, é recomendável capacitar os colaboradores e estimular o crescimento profissional para manter o bom atendimento e obter crescimento de vendas no negócio.

Fonte:G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26