Todo tutor(a) de cachorro já deve ter ouvido muuuito sobre a famosa doença do carrapato. É uma enfermidade causada pela picada do mesmo parasita, porém, ele pode inocular diversos agentes infecciosos no organismo do pet.
Pelo fato da doença ocasionar falta de apetite e anemia nos peludos, muitos se questionam sobre como alimentar um cachorro com doença do carrapato. Continue lendo para entender um pouco mais.
Por que o pet perde o apetite?
Primeiro de tudo, é necessário entender o que faz o pet perder o apetite e o que o agente infeccioso causa no corpinho dele.
Basicamente, a doença do carrapato afeta as células sanguíneas, baço, fígado, linfonodos,
comprometendo todo o sistema imune do pet. Por agir diretamente no fígado e nos órgãos responsáveis pela produção do sangue, o peludo tende a perder o apetite e piorar ainda mais sua imunidade.Como alimentar um cachorro com doença do carrapato?
Um cão bem hidratado é um cão saudável. Por isso, é muito importante manter a água sempre limpa e fresca à disposição.
Tente optar por rações da categoria Super Premium, elas são produzidas com ingredientes de qualidade superior, com proteína de alto valor nutricional e balanceadas no quesito, vitaminas e minerais conforme às diretrizes nutricionais vigentes.
Como vimos, o peludo perde o apetite e para ajudar na tarefa de estimulá-lo a comer, a ração úmida é uma boa pedida, ela torna a ração seca mais atraente e saborosa. Outra opção que pode ser recomendada pelo médico-veterinário são os estimulantes alimentares.
Oferecer frutas e vegetais permitidos para os pets pode ser benéfico e também auxiliar na hidratação, mas sempre com a recomendação do profissional que acompanha o caso.
Em casos mais extremos, o cão necessita de suplementação específica devido à deficiência, principalmente, de vitaminas do complexo B e ferro, e até mesmo de transfusão sanguínea.
Como garantir o sucesso na cura?
Sempre seguir as diretrizes do médico-veterinário, garantir uma alimentação saudável, oferecer os medicamentos e suplementação nos horários corretos, e sempre que houver complicações, buscar a orientação profissional.
Agora que você já sabe como alimentar um cachorro com doença do carrapato e que a opinião do médico-veterinário é indispensável, acesse o Blog da Petlove para mais dicas sobre saúde de pets!