Economia

Comitiva de MT viaja para França em busca de novos mercados para a madeira

Em busca de novos mercados e tecnologias, uma comitiva de quatorze empresários do setor florestal de vários municípios de Mato Grosso viaja para a França, na próxima semana, com o objetivo de participar da maior feira mundial de produtos madeireiros, a Carrefour Du Bois. O evento acontece na cidade de Nantes (distante cerca de 350 km de Paris), entre 30 de maio e 1º de junho de 2018, reunindo participantes de 80 países em 550 estandes de exposição.

Os diretores dos sindicatos associados ao Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (CIPEM) viajam até a França com a expectativa de estabelecer contatos para novos mercados e aumentar a exportação dos produtos florestais mato-grossenses. Em 2017, o estado exportou mais de 72 mil metros cúbicos de madeira, resultando em uma receita de, aproximadamente, 150 milhões de dólares. “Há um grande potencial de mercado externo a ser conquistado pelos produtos mato-grossenses. Embora os incentivos e os acordos comerciais ainda sejam tímidos no Brasil, a madeira nativa gera bastante interesse dos mercados europeus. Com a cadeia de custódia, que permite rastrear a produção desde a colheita da árvore até a destinação final do produto, a imagem de credibilidade do setor fica mais transparente, abrindo novas oportunidades de mercados”, explicou o presidente do CIPEM, Rafael Mason. 

Durante a feira, a comitiva mato-grossense também vislumbra a oportunidade de conhecer novas tecnologias e informações que possam contribuir para o desenvolvimento do manejo florestal no estado, incrementando a área utilizada. Atualmente, a atividade estende-se por 3,2 milhões de hectares, com expectativa de chegar a 6 milhões de hectares de floresta com manejo sustentável até 2030. “O empenho é para que na próxima edição da feira, daqui a dois anos, possamos ter um estande do CIPEM no evento, expondo a riqueza dos produtos florestais do estado”, ressaltou o diretor financeiro do CIPEM e presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (SINDUSMAD), Sigfrid Kirsch.

As florestas manejadas em Mato Grosso envolvem mais de 5 mil produtores, dos quais, 1.800 são empresas que atuam como indústria e comércio, empregando cerca de 90 mil pessoas direta e indiretamente. A atividade florestal representa a principal base econômica de 44 municípios do estado. Além disso, o setor ocupa a 4ª posição no ranking da economia estadual. Apenas em 2017, foram arrecadados, pelo setor florestal em Mato Grosso, mais de 47 milhões de reais em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e 16 milhões de reais do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26