Economia

Comissão aprova um dos projetos de acordo sobre Orçamento Impositivo

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso aprovou nesta terça-feira um dos projetos que regulamenta o Orçamento Impositivo, parte de pacote enviado pelo governo ao Legislativo em cumprimento a acordo que previa a manutenção de vetos presidenciais.

Aprovado nesta terça, o PLN 2 traz a possibilidade de alteração das classificações de recursos de emendas, e a regulamentação do dever de executar as programações orçamentárias relativas às despesas primárias discricionárias.

O texto segue para votação no plenário do Congresso Nacional. A sessão do Congresso desta terça, no entanto, foi suspensa, ficando para quarta-feira.

A CMO ainda precisa analisar outros dois projetos do acordo sobre Orçamento Impositivo, mas a reunião do colegiado só será retomada na manhã da quarta-feira.

Complementares entre si, os projetos garantem a impositividade das emendas, deixando claro que serão respeitadas, no processo de execução das emendas impositivas individuais e de bancada, as prioridades estabelecidas pelos autores das peças.

Também devolvem ao Executivo a discricionariedade de emendas que ficariam a cargo do relator-geral do Orçamento e ainda tratam do contingenciamento de recursos de emendas impositivas, estipulando que deverá ser adotado um critério único para isso.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26