Os comerciantes estão menos confiantes com as vendas para o Dia das Crianças, em 12 de outubro, segundo estimativas da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
A previsão é que o volume de vendas a prazo cresça 1,5% frente ao mesmo período de 2013. Caso a projeção se confirme, será o resultado mais fraco dos últimos cinco anos para o varejo. Nos anos anteriores, os avanços foram de 3,15% (2013), 4,83% (2012), 5,91% (2011) e de 8,5% (2010).
Em 2014, todas as datas comemorativas (com exceção da Páscoa), como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, também apresentaram um desempenho inferior na comparação com o ano passado. As quedas foram de 3,55%, 8,63% e de 5,09%, respectivamente.
"Os consumidores estão mais preocupados em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas. Aqueles que optarem pelas compras a prazo vão dividi-las em menos prestações", diz Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL, em nota.
G1