Economia

Comércio de carne de aves com a China é crescente, diz secretário do Mapa

Os números mostram que o Brasil respondeu por 74% do comércio de carne de aves com a China nesse ano. Já os dados referentes ao ano passado ainda não foram divulgados.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa), Célio Porto, o mercado com a China está em ritmo crescente. “Tudo indica que vamos aumentar o número de exportações para o país”, disse. Para ele, o comércio com a China é interessante porque complementa a demanda do produtor, já que os chineses consomem também as partes da ave, que são pouco apreciadas no Brasil. “Os cortes nobres no nosso país são peito, coxa e sobre coxa. Como eles compram as partes que não estamos acostumados a consumir, é uma complementaridade para o produtor”, explicou.

De acordo com o secretário, o governo tem tratado com as autoridades chinesas a possibilidade de habilitação por equivalência para alguns dos frigoríficos que não foram visitados pela missão Chinesa. “Isso significa que faremos a auditoria e enviaremos documentos à China comprovando que o frigorífico atende aos requisitos chineses. Caso eles aprovem, o estabelecimento será habilitado”, destacou.

Até março do ano passado, 24 estabelecimentos estavam habilitados a exportar carne de aves para a China. Recentemente, o país aprovou mais cinco frigoríficos, um em São Paulo, um Mato Grosso do Sul e três em Santa Catarina.

FONTE: PrimeiraHora | SÓ NOTÍCIAS

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26