Cultura

Começa nesta segunda o curso de confecção de Viola de Cocho em Ba

Nesta segunda-feira (06) começa a Oficina de Viola de Cocho em Barra do Bugres, proposto pelo professor Manoel José Farias de Oliveira, popularmente conhecido como ‘Maninho’. A viola é o instrumento usado para acompanhar as rodas de siriri e cururú, cultura puramente matogrossense.

As inscrições e o curso são gratuitos, com data de início estabelecida para o dia 06 de outubro e término no dia 07 novembro de 2014. As aulas serão ministradas no pátio da Universidade Aberta do Brasil, no antigo Centro Comunitário, localizado em frente ao Hospital Roosevelt Figueiredo Lira. “As inscrições estão abertas e quem tiver interesse pode me procurar até no dia de início do curso. Haverá turmas com cerca de 10 a 15 alunos”, disse Maninho.
 
O Curso será ministrado pelo professor Rosalino Aluízo que há mais de 7 anos vem se  aprimorando na confecção de viola de cocho. Rosalino será auxiliado pelo Sr. José Mariano, artesão e Mestre na confecção do instrumento. Um dos poucos professores considerados Mestres nessa arte no Estado de Mato Grosso. “Temos que apoiar sempre a cultura no município, ainda mais se tratando de um instrumento que representa tão bem o nosso Estado. O Professor Maninho, o Sr. Rosalino e o Sr. José Mariano juntamente com todos os que estão se dedicando nesse projeto estão de parabéns. Bela iniciativa”, parabenizou Julio Florindo, prefeito de Barra do Bugres.
 
O projeto tem o patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura – PROAC e apoio da Prefeitura de Barra do Bugres através das secretarias de Educação, Turismo e Obras, Departamento de Cultura do Município e Escola de Inglês CNA. “A Secretaria de Educação através do Departamento de Cultura, tem procurado apoiar em tudo o que é possível nesses casos. Desde o projeto que é enviado para o patrocínio do Estado até o material e aulas. Já é uma ordem do prefeito Julio Florindo para que nos dediquemos em casos onde a cultura do município for enaltecida e divulgada e, como nesse caso, ensinada à quem tiver interesse”, afirmou a Coordenadora do Departamento de Cultura do Município, Maria Meiato.
 
Todo o aparato para a organização desse curso oferecido gratuitamente aos cidadãos enfrentou dificuldades como conseguir a madeira ideal usada para confeccionar a viola de cocho, além de ferramentas e outros custos necessários para oferecer um curso com qualidade. Em sua 4ª edição, espera-se uma quantidade considerável de alunos interessados em aprender mais sobre a cultura raiz do município e do Estado de Mato Grosso.
 
Ferramentas e outros utensílios usados serão fornecidos pelos responsáveis pelo curso, quando em aula.
 
Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e