Jurídico

Começa a disputa para direção do TJMT

A disputa para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral da justiça será acirrada como mostram as inscrições realizadas no final do prazo do edital. Para presidente se inscreveram José Zuquim Nogueira e Gilberto Giraldelli, para vice-presidente Serly Marcondes Alves e Nilza Maria Possas de Carvalho, e para corregedor-geral da justiça Rui Ramos Ribeiro, Mario Kono de Oliveira, Antonia Siqueira e José Luiz Leite Lindote.

As várias inscrições mostram que não há consenso entre os dois grupos políticos do Tribunal de Justiça, indicando a inexistência de favoritos para vencer as eleições conforme os cargos disputados. José Zuquim, que foi corregedor-geral da justiça, busca novamente ser presidente, após ter sido derrotado por Clarice Claudino no último pleito. Giraldelli apareceu como candidato favorito, sendo apoiado pelo grupo majoritário do Tribunal de Justiça, mas ainda não conseguiu a maioria para garantir sua escolha, com informações internas indicando um empate técnico.

Para a vice-presidência a disputa entre Serly Marcondes e Nilza Carvalho será definida pela ala feminina do Tribunal de Justiça, sendo muito possível inclusive uma composição em prol de uma das candidatas para reforçar a coesão deste grupo e eleger um presidente mais afinado as propostas das desembargadoras.

No caso da corregedoria-geral da justiça é certa a desistência de Rui Ramos, pois já foi presidente e uma norma do regimento o impede de disputar se houver outros candidatos. Mário Kono tenta novamente ser corregedor-geral, mas terá pela frente Antonia Siqueira e José Lindote. Antonia Siqueira leva vantagem sobre ambos por ser mais antiga e não ter dificuldades nos dois grupos, e José Lindote, recém chegado ao Tribunal de Justiça, surpreendeu a todos com a colocação do seu nome para disputa.

Agora está iniciada a campanha e os candidatos devem começar as reuniões e visitas com seus grupos e pares, buscando o apoio para alcançarem os votos necessários e serem eleitos. Nada está definido e tudo pode acontecer. Quem viver, verá.

Marcelo Toledo

About Author

Jornalista e colaborador especial para o Circuito MT.