Nacional

Com ventos de 130 km/h, temporal destelha 900 casas

O temporal que atingiu parte do Rio Grande do Sul entre a noite desta quarta-feira (14) e a madrugada desta quinta (15) destelhou 899 casas em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. O vento teve uma velocidade maior que 130 km/h na cidade gaúcha, como mostra reportagem do RBS Notícias.

Acompanhado de chuva forte, o vento atingiu todos os bairros, arrancando árvores e destelhando muitas casas. Na casa do auxiliar de serviços gerais Abel Milani, as paredes não resistiram e a moradia desabou. "Foi aumentando o vento, e foi forte. Quando a gente correu para o banheiro, aí não teve… Foi questão de 10 minutos", disse o dono da residência.

Já a dona de casa Joana Lima conta que teve a residência danificada pela segunda vez. "Não consegui sair com as crianças para fora de casa. Na cozinha, caiu tudo, foi bem pior", lamenta.

O temporal também arrancou o telhado do ginásio onde estavam mais de 10 toneladas de agasalhos e cobertas, arrecadados para famílias afetadas pelas chuvas da semana passada. As doações tiveram que ser levadas às pressas para outro local.

"Olha a situação que está aqui. Tudo molhado, as roupas, e a gente está fazendo tudo que pode pra ajudar o pessoal", diz a voluntária Sônia Pereira.
Moradores ficaram sem energia elétrica em parte da cidade devido à queda de dezenas de postes. A Defesa Civil distribuiu 40 rolos de lona e pediu outros 80. Um gabinete de crise foi montado no Corpo de Bombeiros para centralizar  as informações e atender os atingidos pelo temporal.
Temporais já afetaram mais de 130 mil pessoas de 95 municípios gaúchos

Os temporais que vem atingindo parte do Rio Grande do Sul nos últimos dias afetaram 130.384 pessoas em 95 municípios, conforme informou no final da tarde desta quinta-feira (15) a Defesa Civil. Foram atingidas 31.044 residências.

Os números contabilizam as chuvas que tiveram início na semana passada e as tempestades que caíram entre a noite desta quarta-feira (14) e a madrugada desta quinta. Mais de 3,7 mil famílias tiveram de sair de casa, sendo 2.360 desalojadas, que se hospedam em residências de amigos e parentes, e 1.410 desabrigadas, que foram alocadas em locais públicos.

Cerca de 400 clientes sem luz
O número de clientes sem energia elétrica em função das chuvas caiu para cerca de 400 mil. O maior número segue na área da AES Sul, onde cerca de 350 mil clientes estavam sem luz por volta das 22h. No mesmo horário, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) registrava cerca de 34,6 mil consumidores com o serviço interrompido.

Por volta das 21h30m a RGE registrava aproximadamente 20 mil clientes sem energia. A concessionária destaca que não há em sua área de concessão nenhum município totalmente desabastecido. As três companhias não estimam um prazo para o retorno, mas garantem que há equipes nas ruas realizando o atendimento.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus