Mais de três milhões de brasileiros trabalham em shopping centers. Além da manutenção dos empregos, há outra preocupação: a sobrevivência dos negócios com o fechamento das lojas. Ao todo, são 577 shoppings brasileiros com as portas fechadas. Eles abrigam mais de 110 mil lojas. Só poucos serviços essenciais estão abertos, como farmácias, supermercados e laboratórios.
“Setenta por cento das lojas são de pequenos empresários, em situação difícil, corremos perigo de ter muitas fechadas”, afirma o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.
“Abertura e fechamento shopping é complexo, é um transatlântico, não é lanchinha. Nosso desejo é abrir rápido, mas com responsabilidade e ajudando o país e negócios a crescerem e não causar caos”, diz Glauco Humai, presidente da Abrasce.
As duas associações não têm poder de decisão, mas vão orientar os shoppings sobre a cobrança de taxas nesse período. Uma das opções é o fundo de promoção. Os shoppings estão reduzindo ou isentando o lojista desse pagamento. As associações também sugeriram que os shoppings reduzam o valor do condomínio pago mensalmente pelos lojistas.
A cobrança do aluguel foi o item mais difícil de se chegar a um consenso. A sugestão é cobrar parte do aluguel de março e negociar os demais meses.
As duas associações também estão solicitando a prefeituras que reduzam o IPTU para dar mais fôlego aos negócios.