Os dados de ontem da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) apontam uma saída de 175 mil toneladas por dia útil da oleaginosa. No ano passado, as vendas externas somavam 193 mil toneladas por dia útil no mês de março.
Se for mantido esse mesmo ritmo de exportações na última semana, as vendas externas de soja deverão atingir 3,5 milhões de toneladas neste mês.
As exportações de março do ano passado somaram 4,2 milhões de toneladas. A previsão é que o ritmo se mantenha aquecido nos meses de abril e maio.
O congestionamento dos portos se deve, também, à saída de milho. Embora o ritmo deste mês tenha caído muito em relação ao dos meses anteriores, ainda é bem superior ao de março de 2012.
As exportações do cereal somam 81 mil toneladas por dia útil neste mês. No ano passado eram apenas 13 mil.
Confusão nos portos e nas estradas derrubam os preços da soja brasileira. Além disso, os preços recuam também em Chicago, diminuindo a renda de produtores e exportadores. As receitas deste mês com soja somam US$ 1,5 bilhão, 29% menos do que em março do ano passado.
Além de soja e milho, houve aumento nas saídas de açúcar. As exportações médias diárias de açúcar em bruto cresceram 181% neste mês em relação a igual período do ano passado, subindo para 1,3 milhão de toneladas. As de açúcar refinado atingiram 331 mil, com alta de 23%.
Antecipação Os produtores de soja de Mato Grosso anteciparam o plantio nesta safra, e o resultado não foi bom. Problemas climáticos reduziram a produtividade em uma saca por hectare.
Queda Segundo o Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), a produção média caiu para 50 sacas por hectare.
Arroz O Irga e a Conab querem melhorar a apuração de dados da safra do cereal. Assinam hoje um acordo de cooperação técnica.
Soja A área cultivada com transgênico atingiu 90% na safra 2012/13, mostra a Safras & Mercado. Foi a 25 milhões de hectares, 15% mais do que na safra anterior.
EUA têm queda de 7% no confinamento de gado
O confinamento de gado está em um dos menores patamares dos últimos anos nos Estados Unidos, segundo dados do Usda (Departamento de Agricultura dos EUA).
No início deste mês, os norte-americanos tinham apenas 10,8 milhões de cabeças de gado em confinamento, um número 7% menor do que no mesmo mês do ano passado. O aumento de ritmo nos abates há dois anos, devido à seca e à piora na condição dos pastos, reflete agora no rebanho e no confinamento.
Os dados do Usda mostram que esse número de 10,8 milhões de cabeças confinados se iguala ao de 2010 e é o menor desde 2003. Os Estados do Texas e de Nebraska lideram o confinamento, com 2,8 e 2,6 milhões de cabeças, respectivamente.
PETRÓLEO
+1,17% (Ontem, em Nova York)
AÇÚCAR
-1,26% (Ontem, em Nova York)
Preço do animal volta a cair nas granjas
A diminuição da demanda e o aumento da oferta de frango vivo fizeram o preço do animal cair nas granjas paulistas. Ontem, o quilo da ave viva foi negociado a R$ 2,55, com redução de 1,9% no dia e de 5,6% em sete dias. Analistas do setor acreditam em novas reduções de preço.
Folha de SP