Cidades

Com 144 descendentes diretos, idoso comemora 114 anos de vida

A Fazenda São Miguel, a 30 quilômetros de Barreiras, no oeste do estado, está em festa. Os moradores da comunidade celebram os 114 anos de Rozendo Lino de Souza, carinhosamente chamado pelos vizinhos de “Vovô Centenário”. A celebração é atestada pelo documento de identidade. Lá consta que o lavrador aposentado nasceu no dia 2 de abril de 1902. Com o passar do tempo, apenas uma reclamação: a queda dos cabelos.

Ao longo de mais de um século de história, Rozendo formou uma grande família. Ao todo, são 144 descendentes diretos, sem contar os parentes de segundo grau. A família contabiliza 11 filhos, 42 netos, 60 bisnetos e 31 tataranetos. O herdeiro mais velho já tem 80 anos.

Toda família surgiu do casamento com dona Bhertulina Souza, com quem se casou em 1933. Hoje viúvo, seu Rozendo mora com três dos 11 filhos.  Como tem dificuldades para ouvir, ele quase não fala. Entretanto, caminha com tranquilidade e tem serenidade para bater palmas para o próprio aniversário.

"A gente faz a comida dele, dá banho nele, troca de roupa, dá água para beber. Nós temos muito cuidado com meu pai", diz orgulhosa uma das filhas, Francina Souza.

Os filhos garantem não haver receitas para uma vida tão longa. Eles relatam que o pai nunca foi de fazer regime e ainda tinha o hábito diário de fumar cigarros de palha, utilizando o fumo plantado na própria roça. 

Para comemorar tanta história, as filhas e noras fizeram um bolo, cantaram parabéns e homenagearam o "Vovô Centenário" do jeito que ele mais gosta: com festa e alegria."Eu me sinto orgulhosa [dele]", diz Iran de Oliveira, nora do idoso, sobre a história de seu Rozendo Lino de Souza.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.