A colheita da soja se espalha pelas regiões produtoras do país. O Globo Rural acompanhou os trabalhos em Goiás e no oeste da Bahia. Um milhão e seiscentos mil hectares para serem colhidos, 20 mil a mais do que na última safra. De acordo com a Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia) essa pode ser a melhor safra dos últimos sete anos no estado.
A colheita de soja na região vai até o mês de maio. A expectativa da Aiba é que sejam colhidos quase 5,5 milhões de toneladas do grão.
A colheita da soja também teve início em Goiás. Em uma fazenda em Luziânia, o produtor vem mantendo a área destinada a soja há três anos.
São dois mil hectares, mas alguns produtores da região não estão otimistas porque o que foi colhido é menor. A queda foi influenciada pelo clima, o que retardou o início do plantio.
Mesmo assim, a expectativa é que a produção geral do estado cresça porque a área plantada aumentou.
Segundo a Conab, Goiás produziu na safra anterior mais de dez milhões de toneladas de soja. A previsão para este ano é de pouco mais de 11 milhões de toneladas. Uma preocupação agora é com os preços.
Goiás produz 10% da soja brasileira. A Bahia produz quase 5%.