Dentro da programação da Mostra Vitrine Filmes, nesta terça (22), o Cine Teatro exibe o documentário brasileiro "A luta do século" (2016), obra vencedora do 18º Festival de Cinema do Rio (categoria doc.), com direção de Sérgio Machado.
A sessão acontece às 19h30, com ingressos a dois e quatro reais. A classificação indicativa é para 12 anos.
O filme é um retrato aprofundado sobre a maior rivalidade do boxe brasileiro e sobre o histórico de lutas (com três vitórias para cada um) que inscreveu o nome dos lutadores Luciano Todo Duro e Reginaldo Holyfield na história do esporte no Brasil. É também uma análise minuciosa sobre a luta que os dois boxeadores tiveram que travar contra as dificuldades da vida.
O documentário resgata a trajetória de vida dos lutadores, que são do Nordeste: Todo Duro (PE) e Hollyfield (BA). Durante a produção, que foi bastante esmerada, os lutadores, já na faixa dos 50, decidiram se enfrentar no ringue mais uma vez, pra desempatar a contenda. O foco da produção centra-se nos bastidores desse derradeiro embate, que aconteceu em 2015.
A ideia de fazer o filme surgiu durante uma conversa informal entre os atores baianos Wagner Moura, Lázaro Ramos e Sérgio Machado – diretor -, também natural da Boa Terra. O trio idolatrava (e ainda idolatra, provavelmente), os boxeadores.
A trilha sonora é do experiente e premiado músico Beto Villares, com colaboração dos pernambucanos Jorge Du Peixe e Siba, mais o baiano Russo Passapusso.
O diretor
Sérgio Machado já acumula boa experiência no cinema, onde tem atuado em várias funções. "Central do Brasil" (1998), onde foi diretor de elenco e assistente de direção, marca a sua estreia. De lá pra cá esteve envolvido em mais treze produções, dentre elas "Madame Satã" (2002), onde foi co-roteirista; "Abril despedaçado" (2001), assinando como roteirista, diretor de elenco e assistente de direção; e dirigiu o premiado "Onde a terra acaba" (2002), que homenageia o grande veterano do cinema brasileiro, Mário Peixoto. (*com informações de vários sites)
Fonte: Tyrannus Melancholicus