As canções do cantor Chico Buarque de Holanda encantam não só os corações mais apaixonados pela música popular brasileira, mas também serve como inspiração para jovens artistas que, através da encenação teatral, demonstram talento e poesia. Neste sentido, A Cia. de Teatro 'Inclassificáveis' apresenta na próxima sexta-feira (29), na Praça da República, em Cuiabá, o espetáculo “Zepelim – Imperatriz e Meretriz”.
A peça teatral é baseada na canção de Chico Buarque "Geni e o Zepelim" e fala sobre o contexto social da mulher. Caio Bertoni, diretor do grupo e que também dirige o espetáculo, explica que a produção é um rito corporal que explora a sensualidade do corpo, como instrumento de liberdade de todas as mulheres. “Mostra como a sociedade enxerga tal ‘heresia’ e nos provoca o tempo todo, refletindo sobre os valores e ações, obrigando a uma catarse necessária”, declara.
O espetáculo é a primeira grande montagem de teatro de rua da companhia, que é formada por acadêmicos da UFMT, mas que não tem vínculo com a universidade.
O diretor da Cia. Inclassificáveis conta ao Circuito Mato Grosso que a ideia da produção do espetáculo surgiu de um evento que ocorreu no município de Chapada dos Guimarães, chamado “Encontros Possíveis”, organizado pela Cia. Pessoal de Teatro.
“Os organizadores do evento reuniram grandes nomes do teatro internacional e de todo o Brasil. Na palestra do João Brites, diretor do teatro o Bando, me surgiu a ideia de fazer a peça, baseado em um movimento que ele fez com a mão ao tirar uma mosca do rosto. Disso comecei a escrever”, relata Bertoni.
A companhia, até então apoiada pela Universidade Federal de Mato Grosso, produziu o espetáculo com recursos próprios e se apresentam gratuitamente nesta sexta-feira (29), às 18h, na Praça da República, Centro de Cuiabá.
A programação do espetáculo pode ser acompanhada pela página oficial do evento no Facebook.