Aproveitando que estamos na época da Páscoa, quando consumimos muito chocolate , resolvi falar um pouco sobre ele para que tenhamos mais conhecimento. O ingrediente em todos os tipos de chocolate é o cacau que é composto por uma parte rica em proteína (cacau) que dá cor, sabor e aroma característico ao chocolate; uma parte de gordura conhecida como manteiga de cacau e outra parte de açúcares ou carboidratos.
O cacau é rico em minerais como magnésio, potássio, cobre. Rico também em flavonoides, polifenóis e antioxidantes que são protetores das doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, etc. Após o consumo do chocolate rico em cacau, ocorre um aumento do óxido nítrico, possibilitando um aumento dos vasos e artérias com o aumento da vascularização, mellhorando a capacidade para a prática de exercícios físicos, como também diminuição da pressão arterial em caso de pessoas hipertensas.
O cacau também é rico em polifenóis, que ajudam a combater o envelhecimento e diminui o risco de desenvolvimento de doenças ao neutralizar o excesso de radicais livres. Concluindo, o chocolate amargo é o mocinho e consumi-lo trás diversos benefícios para nossa saúde. Já o chocolate com pouco cacau tipo “ao leite” possui muita manteiga de cacau ( gordura) e muito açúcar que nos leva ao aumento de peso , doenças cardíacas , diabetes, etc. E mais, o chocolate rico em cacau melhora o humor por causa dos polifenois presentes no cacau.
Então vamos, nesta Páscoa, mudar nossos hábitos e comer chocolates ricos em cacau.