Variedades

Chineses em todo o mundo festejam a chegada do ano do galo

Chineses espalhados por todo o mundo celebram a chegada do Ano Novo Lunar. Desde o início da semana, os chineses estão viajando. Centenas de milhões que trabalham nas grandes cidades aproveitam a época do ano para visitar a família no interior.

O Festival da Primavera tem o ponto alto nas celebrações do Ano Novo Lunar, que segue um calendário com as fases da Lua e marca a virada do ano de 27 para 28 de janeiro.

O governo pediu que os chineses deixem de lado uma das tradições mais populares: os fogos de artifício. É que as maiores cidades, como Pequim, estão sofrendo com níveis altíssimos de poluição.

Os fogos que faltaram na capital chinesa sobraram na Austrália. A ópera de Sydney foi iluminada de vermelho.

Bairro chinês a gente encontra em qualquer país. E assim a festa acaba se espalhando pelo mundo. Uma das mais animadas fora da China fica no Japão, na cidade de Yokohama. Mesmo que os japoneses não sigam o calendário lunar, eles não resistem e se rendem às muitas tradições do Ano Novo Chinês.

Muita gente vai aos templos, onde o som dos tambores embala a Dança do Leão.

É hora de agradecer e fazer pedidos.

O ano que chega é representado pelo galo no horóscopo chinês: promete ser melhor do que o que passou, mas é preciso estar atento para as oportunidades.

Atrás da sorte, muita gente compra roupa nova ou procura os pratos típicos como o bolo de arroz, o nian gao. Gao significa alto, elevado; assim, quem provar o bolinho terá aumento de salário e notas boas na escola.

As senhoras japonesas compraram desenhos com ideogramas chineses para um ano feliz. Não é todo dia que a gente tem uma segunda chance de renovar as esperanças num novo Ano Novo.

Por que este ano é o do Galo?

O horóscopo chinês é formado por ciclos de doze anos. A cada um corresponde um animal. O Galo é o décimo no ciclo, precedido do Macaco. O ano de 2018 será o do Cachorro. Cada ciclo é governado por um entre cinco elementos: o fogo, a terra, o metal, a água e a madeira. Outros anos passados do Galo foram 2005, 1993, 1981, 1969 e 1957.

Como são as pessoas nascidas no ano do Galo?

Os especialistas em “feng shui” chineses afirmam que são gente trabalhadora, embora possam parecer vaidosos em um dado momento. Entre as famílias chinesas o galo é considerado um período menos auspicioso para um bebê que o do dragão ou do porco, mas mais que o do tigre ou da cabra.

Os especialistas alertam, porém, que o ano do animal sob cujo signo se nasce costuma ser uma época de má sorte. Este ano os “galos” serão desafortunados. Uma maneira de evitar isso, segundo o costume, é vestir roupas vermelhas, especialmente as peças íntimas.

Como é festejado na China?

A tradição dita que as famílias se reúnam no lar tradicional e compartilhem um jantar na véspera, para aguardarem juntas a entrada do ano. São comuns os pastéis recheados de carne, preparados em forma de lingotes de prata, ou o peixe servido inteiro. A palavra “peixe” em mandarim (“yu”) tem um som semelhante a outra palavra que designa abundância. Os bolinhos doces de arroz simbolizam a unidade da família.

É também o momento de limpar a casa para receber o novo ano: as portas de entrada das residências são decoradas com inscrições em cor vermelha — que é a da felicidade, na cultura chinesa —, desejando prosperidade e boa sorte.

No dia do Ano Novo as crianças chinesas recebem envelopes vermelhos (“hongbao”) com dinheiro e desejos de boa sorte. A tradição se atualizou e há alguns anos é cada vez mais comum que os envelopezinhos vermelhos sejam enviados eletronicamente.

Em que outros lugares se festeja o Ano Novo lunar?

Aproximadamente um sexto da população mundial o comemora. Na Mongólia é conhecido como Tsagaan Sar; na Coreia, Seollal; Losar no Tibete e Tet no Vietnã.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Variedades

BBB: Yuri pede Natália em namoro

  Yuri vai direto ao assunto: "Você quer namorar comigo?". A sister espantada questiona: "Sério?". O veterano continua: "Te perguntei!
Variedades

Tristeza faz Zeca Pagodinho cancelar a festa de seus 54 anos

  Em entrevista ao jornal O Dia, Zeca deixou de lado a faceta de boêmio e brincalhão, e mostrou-se um