DESTAQUE 2 Economia

Chegada das festas de fim de ano eleva confiança de empresários do comércio em Cuiabá, mostra pesquisa

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá apresentou aumento de 2,6% em novembro sobre o mês anterior, alcançando 112,8 pontos. Com o crescimento observado nos últimos meses, o índice atual se aproxima do registrado no mesmo período de 2023, ficando apenas 0,3% menor, quando marcava 113,1 pontos.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, explicou que os índices em expansão ajudam a explicar uma visão positiva para o setor neste fim de ano. “Embora ainda esteja abaixo do índice registrado em novembro do ano passado, os consecutivos aumentos observados nos últimos meses têm indicado uma melhora nas perspectivas atuais e futuras do comércio na capital e, por consequência, no estado”.

Entre os componentes que impactaram positivamente no resultado da pesquisa, destacam-se com as maiores oscilações as Condições Atuais da Economia (4,5%), Indicador de Contratação de Funcionários (4,5%) e da Situação Atual dos Estoques (2,8%). Apenas o componente que avalia a Expectativa das Empresas comerciais oscilou para menos no mês (0,3%).

Apesar da melhora no componente que monitora as Condições Atuais da Economia, 73,5% dos respondentes disseram que a situação piorou, enquanto para as Condições Atuais da Empresa, 59% afirmaram que situação está melhor. Em relação à Expectativa da Empresa, 83,2% dos entrevistados esperam que tenha melhora e para o Comércio, 41,7% disseram que esperam melhorar um pouco, além de 35,7% que esperam melhorar muito.

Quanto à Expectativa de Contratações, 61,9% dos entrevistados afirmaram que pretendem aumentar um pouco o quadro de funcionários. Além disso, para o Nível de Investimento Atual da Empresa, 34,4% avaliaram que está um pouco maior esse mês e na Situação atual dos estoques, 61% apontaram que a situação está adequada.

Wenceslau Júnior afirmou que a projeção é sempre positiva para o fim de ano, em razão da principal data comemorativa do comércio, o Natal. “Apresentando redução em apenas um dos nove componentes da pesquisa, historicamente é esperado uma melhora nas perspectivas para o setor comercial no final de ano. Não somente na capital, mas em todo estado pode se beneficiar, visto que a data mais importante para o comércio está logo aí. O Natal sempre ajuda a impulsionar as vendas”.

Prova disso é que, ainda conforme análise do IPF-MT, 77,4% dos empresários entrevistados preveem uma melhora no comércio. No cenário nacional, a avaliação também foi positiva em novembro, com um crescimento de 1,15% sobre o mês anterior, marcando 113,5 pontos, ultrapassando, inclusive, o índice de novembro do ano passado, que marcava 110,3 pontos.

Fonte: Assessoria

João Freitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26