De acordo com a notícia da BBC News, Buitenhuis e sua esposa se mudaram da África do Sul para a cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, em 2007. Nessa época, o chef de cozinha pesava 160 quilos e o casal nunca teve problemas para entrar no país. Hoje, com 30 quilos a menos, o profissional teve seu visto negado. A justificativa dos responsáveis pelo departamento de imigração é que o chef “não se encontra em um padrão de saúde aceitável”.
“Nós dávamos entrada nos documentos ano após ano e nunca tivemos problemas. Eles não mencionaram o peso ou a saúde de Albert uma única vez e antes ele pesava muito mais”, declarou a esposa do chef de cozinha. O ocorrido se deu em maio de 2013 e as autoridades não se negaram em apontar que o problema era o peso do chef de cozinha. O casal já apelou para o ministro da imigração na Nova Zelândia para tentar resolver o impasse.
Um porta-voz do serviço de imigração disse que o pedido de Buitenhuis havia sido negado porque sua obesidade implica em “riscos significativos”, que incluem diabetes, hipertensão e doenças do coração. “É importante que todos os imigrantes tenham condições de saúde aceitáveis para minimizar os custos e demandas do sistema de saúde da Nova Zelândia”, declarou o porta-voz.
Curiosamente, a Nova Zelândia tem uma das taxas de obesidade mais altas entre os países desenvolvidos, sendo que cerca de 30% da população está acima do peso ideal.
Fonte: Mega Curioso
Foto: reprodução