Economia

CEO que subiu preço de remédio para AIDS em 5.000% é preso

O CEO de uma companhia americana de remédios, Martin Shkreli, que subiu os preços de drogas para AIDS de U$ 13.50 para U$ 750, foi preso. Segundo informações do jornal The Independent, as acusações são relativas à fraudes em uma companhia fundada por ele. 

le é acusado de usar ilegalmente ações da Retrophin INC., empresa de biotecnologia fundada por ele em 2011, para pagar dívidas de outros negócios. Shkreli foi expulso da empresa em 2014 e processado pelos outros sócios.

Um porta-voz da Retrophin disse não poder comentar a prisão até analisarem as acusações. "Os diretores da empresa tiraram Martin da posição de CEO há mais de um ano por preocupação quanto a sua conduta. Depois de sua partida, a companhia autorizou um investigação independente da conduta dele e está cooperando com as investigações do governo", disse.

Shkreli ganhou o apelido de "homem mais odiado da internet" após comprar os direitos do Daraprim, remédio usado para tratar o HIV. Ele aumentou o preço da droga em 5.000%, de U$ 13,50 para U$ 750, por pílula. Mais tarde afirmou que voltaria a reduzir o preço da droga, mas voltou atrás após Hillary Clinton afirmar que uma redução de 10% não era suficiente. 

Em um encontro de investidores em Nova York afirmou que provavelmente teria aumentado o preço ainda mais. " Meus investidores esperam que eu aumente os lucros". Shkreli está enfrentando um processo da Retrophin por mau uso dos fundos da companhia. 

Fonte: iG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26