Este ano a igreja católica retoma os festejos ao Senhor Bom Jesus de Cuiabá no mês de setembro, como era tradição na Capital. A devoção, explica o vigário da Catedral Basílica, padre Mauro Sérgio Amorim, remonta ao ano de 1722, com a construção da igreja do Senhor Bom Jesus, feita pelo capitão-mor Jacinto Barbosa Lopes. Já a imagem chegou a Cuiabá no ano de 1729.
Naquela época, conta o vigário, cada missa realizada durante o período de homenagens era dedicada a uma família e ao final do mês era feita a confraternização das famílias do Senhor Bom Jesus. Não se sabe ao certo por quanto tempo tais festejos deixaram de ser realizados, diz o padre. Nos últimos anos a solenidade em homenagem ao padroeiro de Cuiabá acontecia apenas no dia 1º de janeiro, com uma Missa Solene.
A ideia da administração da Catedral é realizar a partir de agora as duas homenagens, tanto a do dia primeiro de cada ano, quanto a do mês de setembro. O objetivo é fazer um resgate histórico do povo cuiabano e da Capital, fundada na mesma época. “Muitos de nossos jovens não conhecem esta nossa bela história, e já estamos caminhando para os 300 anos de Cuiabá. Torna-se necessário todo esse resgate histórico, cultural e religioso”, defende padre Mauro.
A abertura das festividades será no dia 01 de setembro com uma missa às 18h30. Serão dedicados quatro dias de oração aos enfermos com visita dos padres às famílias que agendarem a participação. Outros quatro dias vão ser dedicados às confissões dos fiéis. Na terceira etapa da programação, haverá novena do Senhor do Bom Jesus de Cuiabá.
Para finalizar os festejos, no dia 28 será realizada a Santa Missa com procissão, seguida de quermesse na Praça da República. A expectativa da organização é receber em torno de 20 mil fieis no decorrer do mês.
Confira a programação completa:
MÊS DE SETEMBRO EM HONRA AO SENHOR BOM JESUS DE CUIABÁ
DIA 01 (segunda-feira) – 18h30 Missa Solene
DE 02 A 05 (terça a sexta-feira) – Semana dos Enfermos
Nessa semana não haverá atendimento de confissão e direção espiritual. Os padres realizarão visitas às residências que agendarem.
DE 09 A 12 (terça a sexta-feira) – Semana da Misericórdia
Confissões todos os dias das 9h às 11h/ 14h30 às 17h/ 19h15 às 20h30
Não haverá atendimento de direção espiritual
DE 15 A 25 – Novena do Senhor Bom Jesus de Cuiabá
Todos os dias após a Santa Missa das 18h30 na Catedral
DIA 28 (domingo)
17h – Santa Missa e Procissão
19h – Quermesse com comidas típicas na Praça da República
Secom-MT