Começou hoje o 9º Encontro Indígena no Museu de História Natural Casa Dom Aquino. Com o tema “Saberes sustentáveis dos povos indígenas”, o evento segue até o dia 19 de abril, Dia do Índio, sendo realizado através do Ponto de Cultura Casa Dom Aquino em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura.
Entre as atrações do evento, estão programadas atividades com artesanato, dança, pajelança, gastronomia e costumes. A entrada custa R$ 5 e um quilo de um alimento não perecível. O evento é recomendado para todos os públicos, ocorrendo entre às 8h e 19h.
Na parte da manhã de hoje, a abertura do encontro contou com o cacique Rony Paresi para a palestra “Projeto Sustentável com Ênfase no Turismo de Vivência Cultural”. Oficinas de pintura corporal, danças e jogos indígenas estão previstos para às 15h30. Às 13h30, ocorreu uma Mesa Redonda.
Amanhã (18), a Mesa Redonda com o tema “Povos Indígenas: Quem somos e como somos na atualidade” abre a programação às 8h. Em seguida, às 9h15, oficinas diversas. No período da tarde, outra Mesa Redonda e oficina de pintura corporal. Às 19h acontece a noite cultural indígena com cantos, pajelança e gastronomia.
No último dia, quinta-feira, a programação é aberta com a mesma Mesa Redonda de quarta, seguida por uma oficina de pintura corporal. O período da tarde segue com a mesma programação do dia anterior, porém com o encerramento do evento às 17h.