Cultura

Casa do Parque abre hoje a exposição “Muay Thai – Arte da Liberdade”

 
As fotos de Leandro Paraná promovem a história do Muay Thai, arte marcial Tailandesa que surgiu há mais de 2.000 anos. “Existem várias versões sobre a origem do Muay Thai, mas nenhuma exata, pois os documentos históricos sobre a origem do povo tailandês e também sobre a origem do Muay Thai foram destruídos, quando o exército Birmane arrasou e saqueou a capital Ayutthaya reduzindo-a a ruínas, e com isso destruindo muito sobre a história do povo tailandês”, relata.
 
E lembra que os ataques fizeram com que os tailandeses criassem um método de defesa para combatê-los e lutassem pela paz e liberdade que estava sendo roubada, foi aí que houve o surgimento do Muay Thai, a ‘’arte dos livres’’. “A prática da luta e autodefesa fazia com que os praticantes desenvolvessem o autoconhecimento e assim adquirindo o controle físico, mental e espiritual que os deixavam preparados para qualquer momento de suas vidas”, acrescenta o fotógrafo.
 
Leandro ParanáEsse treinamento, segundo Leandro, tinha como base suas tradições budistas que prezavam a paz e a harmonia como sua maior riqueza e que após conquistada teria que ser protegida a qualquer custo. Com o passar dos anos o Muay Thai se tornou parte da cultura Tailandesa e leva milhares de turistas todos os anos à Ásia para conhecerem o país dos livres que ficam impressionados com tanta beleza, cultura e harmonia desse lugar encantado.
 
“Lutar Muay Thai é evoluir e encontrar-se espiritualmente em sua arte marcial. Tendo sua paz conquistada, se manterá fiel a sua tradição, pois encontrou algo sólido e seguro para manter-se em paz. Vivendo na certeza que essa paz não irá mudar, pois tradição não muda, as pessoas é que mudam. O único significado de ser um lutador tradicional é saber que podemos fazer parte da sua cultura”, explica, enaltecendo a inciativa da Casa do Parque de abrir as portas para o seu trabalho.
 
O mestre Alex Paraná, que vive há sete anos em Cuiabá, é um especialista na cultura tailandesa e também valoriza a sua inserção num espaço como a Casa do Parque. “Estamos em constante aperfeiçoamento realizando intercâmbios para aprender cada vez mais da cultura deles, especialmente o Muay Thai, e estamos com uma expectativa muito grande em relação a esta exposição porque é um privilégio ter a oportunidade de dividir com os visitantes da casa esse conhecimento que temos adquirido ao longo dos anos na Tailândia”, pontua o mestre.
 
A exposição, ainda segundo Alex Paraná, é uma maneira de reverenciar o Muay Thai, sua filosofia de vida que tem como base o respeito. “Nossa família teve a oportunidade que poucos tiveram de conhecer a verdadeira cultura tailandesa e por isso estamos trabalhando para resgatá-la e essa exposição vem justamente com esse objetivo e está sendo materializada graças ao apoio da Casa do Parque”, completa o mestre.
 
Flávia Salem, idealizadora do espaço e adepta da filosofia, descreve o novo momento: "A Casa do Parque abre suas portas para receber esta exposição, que traz os meandros da cultura tailandesa representada por monumentos, crenças e tradições. O muay thai é uma prática milenar e faz parte da história deste povo que lutou muito pela paz.  Não só admiro como pratico esta arte marcial que faz bem ao corpo e ao espírito."
 
Serviço – A Casa do Parque está localizada na Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias, Cuiabá-MT, próximo à entrada dos fundos do Parque Mãe Bonifácia.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e