Variedades

Casa do Parque abre exposição Batarra hoje

 
A exposição será aberta nesta quinta (4), a  partir das 19 horas, com direito a performance de Elias e Irigaray numa única tela. Neste clima totalmente original, Batarra promete causar furor nos apreciadores da história do povo indígena.
 
“BATARRA chega na Casa do Parque num momento em que país vem mostrando sua força nas ruas, com o tema mais brasileiro de todos – o índio – ancestral do nosso povo.  O elenco da exposição é estrelado, e todo mundo vai se sentir meio pele vermelha ao vislumbrar as obras que serão expostas”, destaca Flávia Salem, idealizadora da Casa. 
 
Flávia informa que Irigaray levará telas inéditas que retratam a expressão forte do índio, suas cores e mistérios. “Ele está trabalhando bastante e pode ser que leve, além das telas com imagens de índios, alguma produção que nasça de sua inspiração desta fase atual”, revela Maria Irigaray, filha do artista plástico e curadora.
 
Ela lembra que seu pai retornou às telas após anos de reclusão, quando, no ano passado, foi convidado por Flávia Salem para expor na Casa do Parque. De lá pra cá, Irigaray, que arrasta uma legião de fãs por onde passa, não parou mais de pintar.
 
Elias de Paula apresentará seus traços que beiram à perfeição, entre o singelo e o marcante. “Vamos levar seis telas inéditas com ênfase nas cores primárias predominantes na imagem do índio, que são o amarelo, o azul e o vermelho, além do toque preto e branco”, conta o artista, que é um grande observador do comportamento do índio. Elias é natural de Pernambuco, mas reside em Mato Grosso há 30 anos, exatamente o mesmo tempo em que se dedica às telas. “É uma satisfação expor na Casa do Parque, que sempre está de portas abertas para a classe artística”.
 
Recém-chegado de Portugal, o fotógrafo José Medeiros, que há duas décadas vem embrenhando-se no complexo universo cultural indígena do Brasil, também estará presente em Batarra com sua coletânea “Já fui floresta” –  resultado do trabalho de captura através de contrastes, movimentos, luzes e sombras, a diversidade, os rituais, o cotidiano e o expressivo universo simbólico destas populações.
 
Oito obras literárias que tratam da cultura indígena, principalmente sobre o mundo dos Nhambiquaras, também farão parte da exposição, sob a assinatura da professora e escritora Anna Maria Costa. E o artista de multi meios João Manteufel fará uma participação especial com a exibição de um vídeo arte na noite que também marca a abertura do segundo clico de exposição da Casa do Parque em 2013.
 
 
 
 
Serviço: Batarra será aberta dia 04 de julho, às 19 horas, na Casa do parque, localizada na Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455,Bairro Duque de Caxias, Cuiabá, próximo à entrada dos fundos do Parque Mãe Bonifácia.
 
 
Sandra Caevalho – Da Editoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Variedades

BBB: Yuri pede Natália em namoro

  Yuri vai direto ao assunto: "Você quer namorar comigo?". A sister espantada questiona: "Sério?". O veterano continua: "Te perguntei!
Variedades

Tristeza faz Zeca Pagodinho cancelar a festa de seus 54 anos

  Em entrevista ao jornal O Dia, Zeca deixou de lado a faceta de boêmio e brincalhão, e mostrou-se um