Desde seu surgimento em 1950, o cartão de crédito é o meio de pagamento mais popular no Brasil por oferecer facilidades e comodidades ao usuário. Segundo dados mais recentes divulgados pelo Banco Central, o país registrou 431 milhões de cartões de crédito emitidos e 209 milhões ativos em 2022. Isso porque, a população economicamente ativa costuma ter mais de um cartão de crédito, conforme pesquisa divulgada pela Serasa em maio deste ano, em que 52% dos brasileiros informaram ter três ou mais cartões de crédito.
Quando detalhada, a pesquisa nos mostra que 24% dos entrevistados têm um cartão, 24% possuem dois cartões, 22% utilizam três, 13% usam quatro e 17% controlam cinco ou mais cartões. Ao serem questionados sobre os motivos que os levaram a adquirir mais de um cartão, 35% disseram que o objetivo é conseguir mais crédito, visto que o limite não é suficiente. Vinte porcento dos entrevistados afirmaram que se trata de uma questão de segurança, para ter opções em caso de emergência, e 19% alegam que a organização financeira ocorre melhor ao dividir as contas entre cartões.
Para atender as diversas necessidades dos associados, o Sicredi disponibiliza cartões de crédito para pessoas físicas e empresas, que além da comodidade trazem benefícios para quem os utilizam. Para pessoas físicas há a opção de bandeira Visa e Mastercard e cada uma agrega benefícios diferentes, como descontos em restaurantes, em lojas diversas, em plataformas de streamming e cursos profissionalizantes, além do Programa de Recompensas, que é aplicado em ambas as bandeiras. A instituição oferece os cartões nas categorias Mastercard Black, Platinum, Gold e Touch, além dos cartões Poupança, Débito e Internacional.
Já para o segmento empresarial, há duas opções que cooperam com os negócios dos associados, disponíveis nas categorias BNDES Sicredi e Empresarial Internacional. O último se enquadra no Programa de Recompensas (em que cada dólar gasto equivale a um ponto), além contemplar seguros e assistências que facilitam o dia a dia e proporcionam maior controle sobre o orçamento do negócio.
A consultora de Negócios da Central Sicredi Centro Norte, Raquel Viana, afirma que o cartão de crédito pode ser um aliado, mas deve ser utilizado com cuidado e consciência. “O cartão de crédito é uma modalidade de pagamento que traz muita facilidade, seja para compras parceladas ou para o uso diário, e ficou ainda mais vantajoso por conta da implantação de programas que geram pontos e milhas. Porém, o uso inadequado, com pagamento de faturas em atraso, por exemplo, traz consequências ao usuário. Isso porque, os juros atribuídos são altos e podem gerar o efeito ‘bola de neve’. E isso é um dos responsáveis do endividamento e da inadimplência”, alerta.
O uso do cartão de crédito é crescente no Brasil. Seja pela facilidade, comodidade ou pelas recompensas oferecidas pelas operadoras, ele veio para ficar. Para se ter uma ideia do volume movimentado por esse meio de pagamento, dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) apontam a realização de 4,6 bilhões de transações e R$ 529,2 bilhões transacionados no 1º trimestre deste ano no País, entre todas as operadoras e instituições financeiras incluindo o Sicredi, aumentos de 8,5% e 12,7%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2022.
Preferido entre os brasileiros
Pesquisa Nacional de Cartões de Crédito (PNCC), realizada pela CardMonitor em parceria com o Instituto Medida Certa, revela que o cartão de crédito do Sicredi é o preferido entre os brasileiros. No estudo, 61% dos usuários que possuem mais de um cartão responderam que preferem o emitido pela instituição financeira cooperativa. O Sicredi também obteve a primeira posição no ranking de atendimento para cartão de crédito com 83,6% de satisfação, uma vantagem de 8,7 pontos percentuais em relação ao segundo colocado.
O levantamento é feito por meio entrevista, ao telefone, com mais de 12 mil portadores de cartões. A PNCC equivale a seis pesquisas eleitorais do Ibope/Datafolha, cuja amostra normalmente é de dois mil entrevistados.