Internacional

Capriles diz que, sem recontagem, Maduro será presidente ilegítimo

A vitória foi anunciada no fim da noite de domingo (início da madrugada de segunda em Brasília). Segundo a Comissão Nacional Eleitoral, Maduro obteve 50,75%, contra 48,98% de Capriles, com 99,2% dos votos apurados. A diferença, de pouco mais de 200 mil votos, levou aos opositores a pedir uma nova apuração.
 
A pequena diferença nos resultados, de 1,77 ponto percentual entre Maduro e Capriles, exige a auditoria de 100% dos votos –o que é possível, já que, diferentemente do Brasil, para cada voto eletrônico há um comprovante em papel.
 
Em sua conta no microblog Twitter, o adversário de Maduro exigiu a recontagem por conta de irregularidades que, segundo Capriles, foram cometidas pelo chavista. "O povo venezuelano tem direito de auditar as eleições e conhecer a verdade. Até que não se conte cada voto, auditoria de tudo, há um presidente ilegítimo".
 
Com a recontagem, o presidente só poderia ser proclamado após o fim do processo. No entanto, o governo venezuelano convocou para as 14h desta segunda (15h30 de Brasília) um ato de posse para Nicolás Maduro, mesmo com a controvérsia do resultado.
 
"O povo uma vez mais ratifica o seu compromisso democrático e celebra junto a seu presidente eleito essa nova vitória da paz e da justiça", diz o vídeo exibido desde o começo da manhã de ontem no canal estatal VTV.
 
A proposta de recontagem foi feita por Vicente Díaz, o único dos cinco integrante da cúpula do CNE próximo da oposição, e foi aceita na sequência por Maduro, em seu discurso da vitória. Capriles queria que nenhum resultado fosse divulgado até o fim da auditoria, mas Maduro rejeitou a possibilidade.
 
Nesta segunda, o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, defendeu a recontagem dos votos e colocou à disposição uma equipe de especialistas eleitorais para ajudar no processo. Ele também pediu diálogo nacional no país por causa da divisão e polarização política para acalmar os ânimos entre os dois lados políticos.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que