Foto: Thainá Paz
A candidata Ana Beatriz que fazia a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (6) em Cuiabá, foi expulsa da sala por estar com anotações escritas na palma da mão. A estudante de 18 anos participava do segundo dia do exame em uma universidade particular da capital.
Ana Beatriz foi a primeira pessoa a deixar a prova, por volta de 13h30. A estudante disse ao G1 que as informações eram rascunhos e dicas de redação. "Estava escrevendo e o fiscal viu as anotações na minha mão. Eram rascunhos que esqueci de apagar, dicas de redação que poderiam me ajudar a começar", explicou.
Esta foi segunda vez que a estudante, que está finalizando o ensino médio, realizou a prova. Ela tentava uma vaga no curso de medicina. Segundo a estudante, a sensação é de frustração. "Eles nem quiseram olhar o que estava escrito. Agora só ano que vem", disse.
Perfil
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 32 % dos candidatos em Mato Grosso têm entre 21 e 30 anos de idade e 17% têm mais de 30 anos de idade. Neste ano, há mais mulheres (58%) do que homens (42%) participando da prova.
Dentre os candidatos, 20% ainda estão cursando o 3º ano do ensino médio, o que equivale a 32.623 inscritos, enquanto 58% já concluíram a escola e 15% ainda estão no 2º ano do ensino médio e usam as provas deste ano como um teste para o Enem de 2017. Candidatos que têm mais de 18 anos e ainda não concluíram o ensino médio, mas que estão aptos para conseguirem a conclusão pelo Enem somam 7% dos inscritos.
(Com G1)