Economia

Câmara discute reforma tributária à sombra de nova CPMF

Com a reforma da Previdência encaminhada, o governo tenta dar os primeiros passos para a aprovação de matérias que visam a melhora do desempenho econômico no curto e médio prazo. Nesta terça-feira (20), o assunto que deve levar os holofotes para a Câmara é a reforma tributária. 

A comissão especial da casa que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC 45/19) vai ouvir o autor da matéria que tem como principal meta a simplificação dos impostos no país. Uma fonte de possíveis embates é uma espécie de imposto sobre transações financeiras, o que remonta a extinta CPMF. 

Para explicar o conteúdo da PEC, devem comparecer à sessão desta terça-feira o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), proponente do projeto, e o economista Bernard Appy, que preparou a proposta. O calendário apresentado pelo relator da reforma, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), ainda prevê audiências públicas com especialistas e nomes de peso do governo, como o ministro da Economia Paulo Guedes. 

A principal ideia da reforma tributária é a unificação de cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) em um único, intitulado Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Além disso, a matéria também deve mexer no imposto de renda. Para pessoas físicas, por exemplo, não haverá mais dedução para gastos com saúde e educação. Ainda está no radar uma faixa de isenção ampliada e redução das alíquotas.

O ponto mais polêmico e que deve roubar a atenção é a criação de uma contribuição sobre pagamentos nos moldes do antigo CPMF. Caso aprovada, em transações financeiras como saques, depósitos e pagamento de boletos, uma taxa de até 0,6% do valor movimentado poderá será cobrada do contribuinte. 

No Congresso, a nova taxação que está nos planos do governo não é bem recebida. Em entrevista recente, o presidente da Câmara Rodrigo Maia disse que a casa não aprovará esse trecho da PEC da reforma tributária em nenhuma hipótese. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26