Circuito Pet

Cachorro pode ficar perto de bebês?

Aumentar a família é sempre muito gostoso, mas muitos pais e mães ficam preocupados com a interação entre o bebê e o cão da casa, se questionam se essa convivência afetará a saúde da criança, se o pet sentirá “ciúme” do bebê ou se vão se dar bem.

Caso você esteja se questionando se cachorro pode ficar perto de bebês, a resposta é sim! Mas é importante se atentar a alguns cuidados importantes e vamos explicar os motivos.

Cachorro pode ficar perto de bebês?

 

Alguns estudos demonstraram que bebês que crescem interagindo com cães convivem melhor com os pais e amigos no futuro, sendo assim, essa é uma interação benéfica para o psicológico da criança. Mas será que para a saúde do bebê essa amizade também é boa? 

Nos primeiros seis meses de vida do bebê, o cãozinho deve ficar mais distante da criança e dos locais que ela mais frequenta, pois o sistema imune dela ainda não está bem desenvolvido, estando mais suscetível a doenças. Porém, é importante que ocorra aquela primeira apresentação que vemos em alguns vídeos nas redes sociais, quando os recém-nascidos são expostos aos seus irmãos peludos pela primeira vez. Não há nenhum mal em ter essa conduta, mas é importante observar a reação do pet para não ocorrer alguma movimentação brusca ou agressividade por parte do cão.

Como preparar o cão para a chegada do bebê?

O preparo se inicia antes mesmo da criança nascer, deixando o cão entrar, explorar o quarto do futuro morador e fazer com que ele interaja com outras crianças em um ambiente neutro. Outra dica é torná-lo mais independente, pois com a chegada do bebê é natural que a atenção se volte ao pequeno e se essa mudança de foco for muito abrupta, o cão pode se sentir sozinho e associar a criança a um sentimento negativo, por isso, aposte em brinquedos interativos que o estimulem a se distrair e se acostumar com a sua ausência.

Apresentando o bebê ao cão

Esse é o momento mais aguardado e preocupante para os pais e mães de plantão, com toda razão, pois não desejam que o cãozinho se estresse e agrida o bebê. Para evitar essa situação, daremos dicas valiosas para que essa interação seja saudável e evitar que o peludo se sinta mal com a chegada do novo integrante da casa:

  • Opte por um momento tranquilo, em que não esteja ocorrendo grande circulação de pessoas na casa, busque um lugar silencioso que o pet goste;
  • Apresente o bebê no colo e permita que o cão sinta o cheiro da criança. Neste momento, fique atento ao temperamento do cão, caso ele tenha uma reação muito brusca ou agressiva, interrompa a interação e escolha outra oportunidade;
  • O cão, neste momento, pode demonstrar muito interesse e curiosidade, então, caso não saiba identificar e diferenciar esse tipo de ação com agressividade, busque a ajuda de um profissional de comportamento canino;
  • Aposte na técnica do reforço positivo, que consiste em associar a criança a uma experiência boa e interessante. Promova brincadeiras perto do bebê, dê atenção aos dois igualmente, e sempre recompense com petiscos o bom comportamento dele perante a criança. Esse tipo de conduta evita que o cachorro demonstre algo parecido com “ciúme” e a convivência entre os dois seja mais saudável e respeitosa.
  • Cuidados importantes com a saúde do pet

A forma de apresentação entre bebê e cachorro não é o único ponto importante para o sucesso da interação. Na verdade, a questão de saúde e higiene é a que os pais mais se preocupam quando o assunto é convivência entre os pets e seus filhos.

Estudos mostraram que a convivência com cães pode ajudar a fortalecer o sistema imune do bebê, mas isso não significa que não devemos ter alguns cuidados. Pensando nisso deixamos aqui algumas dicas para manter ambos saudáveis:

  • Manter a vacinação e vermifugação do pet em dia;
  • Frequentar o médico-veterinário pelo menos uma vez ao ano;
  • Dar banhos regularmente;
  • Higienizar caminhas e brinquedos do cão com certa frequência;
  • Para os cães peludos, manter o hábito de escovação dos pelos;
  • Evitar que o cão lamba o rosto do bebê

Seguindo essas dicas, a amizade entre os bebês e os cães têm tudo para dar certo! Agora que você já sabe que cachorro pode ficar perto de bebês, acesse o Blog da Petlove para mais conteúdos sobre saúde e comportamento de cães!

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar