Um banho de mar é delicioso, pois refresca, alivia e ainda é divertido. Porém, será que essa maravilha pode ser aproveitada pelos pets? Vamos ver aqui se cachorro pode entrar no mar.
Para aproveitar o banho de mar juntinho do seu filho de quatro patas, é necessário ter cuidado, já que esse momento calmo e relaxante pode guardar alguns por problemas aos pets.
Cachorro pode entrar no mar?
Sim, tomando os cuidados necessários o seu cachorro pode entrar no mar tranquilamente. Os primeiros pontos de atenção são se a praia em que estão é pet friendly e se seu pet está devidamente protegido. Além do protetor solar e vermifugação em dia, muitas regiões litorâneas são endêmicas para a dirofilariose, o verme do coração, que pode colocar a vida do pet em risco.
Assim como nós, os pets precisam usar protetor solar e o ideal é que ele use um protetor solar para cachorro. O produto deve ser passado nas áreas mais sensíveis do cão, especialmente naquelas que não têm muito pelo, como focinho, orelha e patas.
A vermifugação deve estar em dia também, assim como a vacinação. Apesar de ser um ambiente lindo, as praias podem contar com muitos parasitas que podem causar diversas doenças.
Praias permitidas para cachorro
Claro que antes de falarmos sobre se cachorro pode entrar no mar, precisamos lembrar que nem todas as praias permitem a entrada de animais domésticos. Então, antes de se aventurar com o pet, cheque se a cidade tem praias que permitem a entrada de cães.
Leia também: Santos libera cães na praia a partir de 2022
Aqui no blog já demos diversas dicas de como levar seu pet para passear na praia. Confira!
Cuidados ao entrar no mar com cachorro
Seja para os cães ou para os humanos, o mar apresenta perigos, portanto, a atenção sempre deve estar presente. Antes de entrar no mar com pet, certifique-se que ele está confortável com isso, já que a grande quantidade de água e ondas enormes podem assustar um pouco o cachorro, não é?
A melhor forma de fazer o cão se sentir à vontade é fazendo desse momento algo positivo, o que inclui brincadeiras, biscoitos e conversas com tom alegre. E claro, nunca force o cachorro a entrar no mar, isso pode piorar a situação.
Após essa fase, se o pet já está pronto para entrar no mar, hora de prestar atenção na profundidade. Não vá muito fundo e lembre-se de que seu pet é menor do que você. Mesmo que muitos cães saibam nadar, não vale a pena pôr a vida dele em risco nadando mais a fundo na praia.
Caso o peludo esteja com comportamento mais quieto e piscando muito, pode ser que o ambiente, a luz forte e água do mar não estejam fazendo bem para ele. Nesse caso, vale dar uma pausa e ver se ele está com alguma irritação, talvez nos olhos.
Também nunca deixe o cachorro nadar sozinho no mar. O acompanhe nessa hora e deixe-o preso a você com uma guia e peitoral.
Outro cuidado importante é evitar que o cachorro tome água do mar, já que a água salgada pode causar vômitos, diarreia, gastroenterite e outros distúrbios do trato digestivo.
Não se esqueça de levar o cata-cata do seu cachorro, assim como se leva para passear na rua, já que não será nada legal ver o pet fazendo suas necessidades na praia.
Cuidados com cachorro após banho de mar
Depois desse delicioso momento, os cuidados devem continuar para garantir que tudo continue saindo sem nenhum problema. Quando se trata de umidade e cães, devemos ter cuidado, pois deixar o pet molhado por longos períodos pode ocasionar em doenças como dermatite e otite.
Depois de um bom banho de mar, é preciso que o pet tome um banho caprichado com shampoo para cachorro para retirar o sal e a areia. Também é importante higienizar as orelhas e, por fim, secar bem todo o peludo. Não se esqueça que muitos cães têm um subpelo bem mais difícil de secar do que o sobrepelo, portanto, dedique-se na hora de secar.
Tomando todos os cuidados com a saúde e a higiene do seu pet, seu cachorro pode entrar no mar sem problemas. Comenta aqui pra gente saber se o seu peludo já entrou no mar!